Açoriano Oriental
Ataque provoca 200 mortos em Gaza
O Hezbollah criticou hoje a "cumplicidade" de certos países árabes com Israel, que desencadeou uma operação militar na faixa de Gaza, resultando em mais de 195 mortes, segundo fontes médicas palestinianas.
Ataque provoca 200 mortos em Gaza

Autor: Lusa/AOonline
 "Os americanos tomaram a decisão (dos raides), os israelitas executaram e os árabes foram cúmplices", denunciou o presidente do conselho executivo do Hezbollah, Hachem Saffieddine, perante milhares de manifestantes, em beirute.

    "A cumplicidade árabe é que a abriu a via" para esta operação de Israel, afirmou.

    O Mundo árabe reagiu em choque aos ataques na faixa de Gaza, com protestos por toda a região e o Egipto intimou o embaixador israelita a expressar a sua condenação dos ataques.

    Numa declaração do gabinete presidencial, o Egipto considera Israel responsável pelas mortes e feridos que resultaram dos ataques pediu esforços reforçados para se restaurarem as tréguas com o Hamas.

    «O Egipto vai tudo fazer para estabelecer contactos que criem uma atmosfera favorável para renovar as tréguas de forma que se evite mais sofrimento da população palestiniana", refere a declaração.

    O Egipto decidiu abrir a sua fronteira com a Faixa de Gaza para receber os feridos palestinianos.

    Vários ministros dos Negócios Estrangeiros do Médio Oriente estão a reclamar a realização de uma reunião de emergência da Liga Árabe, a realizar domingo, para se avaliar esta crise.

    A aviação israelita lançou hoje vários ataques contra instalações do Hamas, na Faixa da Gaza, que provocaram pelo menos 195 mortos, entre os quais o chefe da polícia de Gaza, de acordo com o chefe dos serviços de urgência no território, o médico Mouawiya Hassanein.

    Segundo testemunhas, foram disparados pelo menos trinta mísseis durante a operação militar israelita, que está já a ser considerada sem precedentes pelas agências noticiosas estrangeiras.

    Os ataques israelitas ocorreram dias depois de o governo israelita ter decidido lançar uma operação militar de grande envergadura em Gaza, se os grupos armados palestinianos continuassem a lançar foguetes contra território de Israel.

    Dezenas de foguetes foram lançados hoje a partir da Faixa de Gaza contra Israel em retaliação pelos ataques aéreos israelitas no território controlado pelos islamitas do Hamas, afirmou hoje a rádio do movimento.

    Os foguetes palestinianos provocaram a morte a um civil israelita na cidade de Netivot, no sul do país, indicou a rádio militar israelita.

    Na sequência dos ataques, o Hamas apelou aos seus elementos para que "vinguem pela força" os ataques israelitas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados