Açoriano Oriental
Arquitetura portuguesa mostra-se na X Bienal de São Paulo
A arquitetura portuguesa vai estar em foco a partir desta segunda-feira e durante três dias, X Bienal de Arquitetura de São Paulo, através de um programa de debates e palestras, no Museu da Casa Brasileira, com curadoria da Estratégia Urbana.
Arquitetura portuguesa mostra-se na X Bienal de São Paulo

Autor: Lusa/AO Online

 

De acordo com a programação, a abertura está marcada para as 14:00 de hoje (hora local, 09:00 em Lisboa), seguindo-se uma apresentação de escritórios de arquitetura do Brasil e de Portugal, contando-se entre eles os dos arquitetos Carlos Prata, Martim Corullon, Nuno Valentim e Nuno Griff.

Seguem-se vários debates e, às 19:00, está prevista a cerimónia oficial de entrega à cidade de São Paulo do Projeto Pavilhão Estratégia Urbana, criado pelos arquitetos portugueses Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura, ambos premiados com o Pritzker.

O pavilhão temporário tinha sido inicialmente projetado para ser construído no Parque Ibirapuera, para acolher as atividades do projeto de internacionalização da arquitetura portuguesa, durante a Bienal.

Em setembro, porém, o presidente da Estratégia Urbana, Nuno Sampaio, revelou à agência Lusa que não tinham sido conseguidos apoios para a construção, pelo que foi decidido oferecê-lo à cidade, para futura edificação.

Como o Pavilhão Estratégia Urbana acabou por não ser construído, a programação do projeto será apresentada no Museu da Casa Brasileira.

Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura - os dois únicos arquitetos portugueses galardoados até hoje com um Pritzker, o prémio mais importante para a arquitetura mundial – foram convidados por Nuno Sampaio a desenhar o pavilhão, a par do engenheiro Rui Furtado.

O custo do projeto foi patrocinado pela empresa portuguesa Mota-Engil, e a Estratégia Urbana procurou apoios para a construção - orçamentada em 250 mil euros - mas sem êxito.

A programação intitula-se "Arquitetura Portuguesa - Discrição é a nova visibilidade" e visa a internacionalização de Portugal através, entre outras iniciativas, de uma exposição audiovisual, com uma seleção das 100 obras e sete projetos portugueses de referência, dos últimos vinte anos.

Na quarta-feira, último dia do programa, está previsto um debate intitulado "Encontro da Profissão", às 10:00, e, às 19:30, uma palestra de encerramento com o arquiteto João Luís Carrilho da Graça.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados