Autor: Lusa/AO Online
De acordo com a programação, a abertura está marcada para as 14:00 de hoje (hora local, 09:00 em Lisboa), seguindo-se uma apresentação de escritórios de arquitetura do Brasil e de Portugal, contando-se entre eles os dos arquitetos Carlos Prata, Martim Corullon, Nuno Valentim e Nuno Griff.
Seguem-se vários debates e, às 19:00, está prevista a cerimónia oficial de entrega à cidade de São Paulo do Projeto Pavilhão Estratégia Urbana, criado pelos arquitetos portugueses Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura, ambos premiados com o Pritzker.
O pavilhão temporário tinha sido inicialmente projetado para ser construído no Parque Ibirapuera, para acolher as atividades do projeto de internacionalização da arquitetura portuguesa, durante a Bienal.
Em setembro, porém, o presidente da Estratégia Urbana, Nuno Sampaio, revelou à agência Lusa que não tinham sido conseguidos apoios para a construção, pelo que foi decidido oferecê-lo à cidade, para futura edificação.
Como o Pavilhão Estratégia Urbana acabou por não ser construído, a programação do projeto será apresentada no Museu da Casa Brasileira.
Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura - os dois únicos arquitetos portugueses galardoados até hoje com um Pritzker, o prémio mais importante para a arquitetura mundial – foram convidados por Nuno Sampaio a desenhar o pavilhão, a par do engenheiro Rui Furtado.
O custo do projeto foi patrocinado pela empresa portuguesa Mota-Engil, e a Estratégia Urbana procurou apoios para a construção - orçamentada em 250 mil euros - mas sem êxito.
A programação intitula-se "Arquitetura Portuguesa - Discrição é a nova visibilidade" e visa a internacionalização de Portugal através, entre outras iniciativas, de uma exposição audiovisual, com uma seleção das 100 obras e sete projetos portugueses de referência, dos últimos vinte anos.
Na quarta-feira, último dia do programa, está previsto um debate intitulado "Encontro da Profissão", às 10:00, e, às 19:30, uma palestra de encerramento com o arquiteto João Luís Carrilho da Graça.