Apreensão de lapas em zona de reserva natural no Faial

O Comando Territorial dos Açores, através do Posto Territorial da Horta, apreendeu 33 quilos de lapas a quatro indivíduos, com idades entre 31 e 47 anos, pela apanha ilegal das mesmas, no concelho da Horta.



De acordo com comunicado, no decorrer das várias ações de fiscalização, no âmbito da vigilância e controlo costeiro na Ilha do Faial, foram detetados e identificados quatro indivíduos na apanha ilegal de lapas, na zona popularmente conhecida como Espalamaca, que se localiza na freguesia da Conceição, concelho da Horta, zona esta considerada de reserva natural e interdita à apanha das lapas.

Na sequência destas ações foram apreendidos 33 quilos de lapas, bem como todo o material e equipamento de mergulho utilizado, onde parte da quantidade apreendida (18 quilos), foi entregue na lota para ser sujeita a primeira venda, à ordem do processo. As restantes lapas, por reunirem as necessárias condições de sobrevivência, foram devolvidas ao mar.

PUB

Valorização da carne de borrego de Santa Maria passa pela conquista de novos mercados. Secretário Regional da Agricultura e Alimentação aponta a ilha de São Miguel como o primeiro mercado a ter de ser conquistado pela Associação Regional dos Criadores de Caprinos e Ovinos dos Açores (ARCOA), instituição sediada em Santa Maria