Amigos dos Açores lançam projecto de vigilância dos trilhos pedestres

Amigos dos Açores lançam projecto de vigilância dos trilhos pedestres

 

Francisco Cunha   Regional   13 de Mar de 2010, 20:12

"Existem entidades responsáveis por trilhos pedestres que entendem a homologação destes como se de um galardão se tratasse, interpretando-a como um fim e não como início de uma nova visibilidade e utilização", afirma Diogo Caetano, responsável pela associação ecológica "Amigos dos Açores, aquando da divulgação do projecto Pé Alerta.

Esta iniciativa irá recolher informação sobre os trilhos pedestres nos Açores, que de acordo com Diogo Caetano, têm sido pouco aproveitados em relação ao potencial que apresentam.

"Cada ilha deve constituir uma rede de percursos interligados, que permita aos turistas passarem mais tempo a caminhar, deixando mais-valias económicas e sociais nas comunidades locais, onde passam a generalidade dos caminhos. É assim que se faz em locais como as Canárias e se encontra esboçado na Povoação", afirma. Diogo Caetano crê também que se as redes de trilhos integrassem os percursos pelo seu interesse – por exemplo, regional, local e urbano – tal levaria a uma oferta turística mais consolidada, que potenciaria um maior reconhecimento por parte dos pedestrianistas.

Para a participação no projecto "Pé Alerta", basta ao pedestrianista dirigir-se ao site https://amigosdosacores.pt/pe-alerta e preencher o questionário online.

As perguntas vão desde os pontos de interesse pela rota, ao estado de conservação e eventuais detritos, dados que serão compilados e futuramente expostos em relatórios no site.

 

Leia esta notícia na íntegra no jornal Açoriano Oriental de domingo, 14 de Março de 2010.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.