Açoriano Oriental
Alunos com dislexia menos grave sem o devido apoio nas escolas por falta de recursos

Muitos alunos com dislexia menos grave não recebem o devido apoio nas escolas por falta de recursos humanos com formação específica para esta perturbação que afeta uma cada dez pessoas, segundo a presidente da Associação Portuguesa de Dislexia (Dislex).

Alunos com dislexia menos grave sem o devido apoio nas escolas por falta de recursos

Autor: Lusa/AO online

A propósito do Dia Mundial da Dislexia, que se assinala terça-feira, a Dislex lança uma campanha de sensibilização com o objetivo de "derrubar ideias erradas e preconcebidas que existem em torno desta disfunção neurológica".

Em declarações à agência Lusa, a presidente da Dislex, Helena Serra sublinhou a importância de as crianças serem atempadamente diagnosticadas e, principalmente, de terem a resposta adequada que passa por professores que receberam a devida e específica formação.

O que não acontece, segundo Helena Serra, a uma grande quantidade de crianças que, após suspeita, são avaliadas, mas "num grau com relativa suavidade".

"Os casos mais graves são acompanhados por professores que receberam a devida formação, embora este acompanhamento varie consoante a região onde é localizada a escola. Mas os outros casos de dislexia menos grave apenas recebem apoio educativo não especializado e que se baseia na correção de erros e outros trabalhos que aumentam a frustração do aluno", disse.

Para Helena Serra, Portugal é, em matéria de resposta à dislexia, "uma manta de retalhos", embora a especialista reconheça alguns avanços.

Faltam, contudo, recursos humanos específicos, sem os quais é impossível um acompanhamento eficaz destas crianças, que permita a identificação do seu "dom", que pode não passar pelas letras, mas que tende a manifestar-se ao nível das artes, desporto ou outro.

É nesse sentido que a campanha recorda alguns génios como Einstein, Picasso, Da Vinci, Agatha Christie, Van Gogh, Churchill, todos eles disléxicos.

A dislexia é uma perturbação que afeta 600 milhões de pessoas no mundo inteiro. Em Portugal, atinge mais de 5% da população.

Com o lema "Disléxicos como Nós", a campanha será composta por um cartaz e um vídeo que reflete os vários cenários deste problema em contexto real.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados