Açoriano Oriental
Alfa/Acidente: Circulação nas duas vias da Linha do Norte prevista para segunda-feira

A Infraestruturas de Portugal prevê que a circulação de comboios na linha do Norte, interrompida desde sexta-feira por causa de um acidente ferroviário, seja completamente restabelecida na tarde de segunda-feira, informou este domingo a empresa.

Alfa/Acidente: Circulação nas duas vias da Linha do Norte prevista para segunda-feira

Autor: AO Online/ Lusa

A empresa confirmou ainda que foi já restabelecida a circulação de forma condicionada de uma das vias.

"A Infraestruturas de Portugal informa que, realizados os trabalhos de reparação da via e catenária à saída da Estação de Soure, foi possível restabelecer à 01:45 a circulação através da via descendente no troço da Linha do Norte entre Pombal e Alfarelos", pode ler-se no comunicado.

"A circulação ferroviária processa-se através desta via de forma alternada em ambos os sentidos", com limitação de velocidade à passagem pelo local do acidente", e "continuam a decorrer os trabalhos de reparação da via ascendente, prevendo-se que seja possível restabelecer a circulação em ambas as vias no decorrer da tarde de amanhã [segunda-feira]", segundo a mesma nota.

Um comboio Alfa Pendular que transportava 212 passageiros descarrilou na sexta-feira, no concelho de Soure, distrito de Coimbra. O acidente causou dois mortos e 44 feridos, oito dos quais graves.

Segundo nota informativa do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF), a que a agência Lusa teve acesso, um Veículo de Conservação de Catenária, no qual seguiam duas pessoas – as duas vítimas mortais –, passou um sinal vermelho e entrou na Linha do Norte, tendo sido abalroado pelo comboio Alfa Pendular.

O comboio seguia no sentido sul-norte com destino a Braga e o descarrilamento ocorreu após o embate entre o Alfa Pendular e uma máquina de trabalho, perto da vila de Soure, junto à localidade de Matas.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados