Açoriano Oriental
Alexandre Gaudêncio contra extinção do IROA

Autarca diz que a entidade sediada na Ribeira Grande merece “apoio” perante o “importante contributo que dá ao setor agrícola”

Alexandre Gaudêncio contra extinção do IROA

Autor: Carolina Moreira

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, manifestou-se no passado sábado contra a proposta do deputado regional  da Iniciativa Liberal, Nuno Barata, de extinguir o IROA, S.A. (Instituto Regional de Ordenamento Agrário).

Segundo o comunicado, o autarca participou na sessão solene do aniversário da freguesia da Matriz, tendo na ocasião realçado que o IROA é o “único serviço governamental que está sedeado há mais de 35 anos neste concelho, merece todo o nosso apoio e consideração para continuar a desenvolver o importante contributo que dá ao setor agrícola”, salientou.

Em julho, o deputado liberal apresentou na Assembleia Legislativa dos Açores uma proposta que previa a criação da AGRIAZORES – Sociedade Regional de Ordenamento do Território Rural e Desenvolvimento dos Mercados Agrícolas, uma sociedade anónima de capitais públicos que substituiria o Instituto Regional de Ordenamento Agrário (IROA) e o Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas (IAMA).

Para Alexandre Gaudêncio, “quando se fala tanto da descentralização, não se compreende como há alguns líderes partidários que defendem o contrário, contribuindo, dessa forma, para o desmantelamento dos serviços públicos que há décadas desempenham relevantes funções na sociedade”.

No seu discurso de sábado, o autarca também apontou os atuais desafios com que se deparam as autarquias locais, onde a habitação e a falta de mão-de-obra se assumem como os temas dominantes do dia-a-dia.

Nesse sentido, realçou a importância de se continuar a trabalhar em parceria com as juntas de freguesia, por forma a minimizar os efeitos negativos da atual inflação, tendo, inclusive, referido os vários projetos realizados em parceria com a junta de freguesia da Matriz, através de contratos interadministrativos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados