Açoriano Oriental
Açoriano Oriental comemora amanhã 188.º aniversário com edição especial

Em celebração do seu 188.º aniversário, o Açoriano Oriental publica uma edição especial com a colaboração de figuras ilustres açorianas

Açoriano Oriental comemora amanhã 188.º aniversário com edição especial

Autor: Rafael Dutra/Paulo Faustino

O Açoriano Oriental, o mais antigo jornal português, segundo mais antigo da Europa e um dos dez mais antigos de todo o mundo, em publicação contínua e regular com o mesmo nome, celebra amanhã, dia 18, o seu 188.º aniversário com a publicação de uma edição especial.

A edição conta com a publicação de artigos de opinião e entrevistas a personalidades açorianas marcantes, tendo por base a sua visão sobre a atualidade e o futuro da comunicação social nos Açores, com ênfase na imprensa escrita, e com uma capa especial realizada com a colaboração de alunos da Escola Secundária Antero de Quental (ESAQ).

Assim, e para obter um contexto pertinente atual e futuro, quer da realidade quer dos desafios do jornalismo, foram entrevistados: Diniz Borges, professor da Universidade Estadual da Califórnia e diretor do  Portuguese Beyond Borders Institute; Susana Mira Leal, reitora da Universidade dos Açores; e Marta Silva, presidente da Direção Regional do Sindicato dos Jornalistas.

Esta edição contará também com uma capa especial, frente e verso, que poderá ser visualizada desdobrada, ao abrir o jornal na íntegra.  A conceção gráfica e artística da capa é da autoria de Margarida Cruz e Pedro Reis, alunos da ESAQ, com a supervisão da professora Alexandra Batista.

É importante destacar que, no âmbito das comemorações dos 188 anos do Açoriano Oriental, foi inaugurada uma exposição no passado dia 12 de abril, no Centro Comercial Parque Atlântico, composta por quatro painéis com doze capas de edições históricas e emblemáticas do Açoriano Oriental.

Aqui, segundo o diretor do jornal, Paulo Simões, é possível observar algumas das primeiras páginas mais marcantes para os Açores, em geral, e São Miguel, em particular. Nestas, é também possível verificar a própria evolução gráfica e jornalística decorrida ao longo da existência do jornal.

Estão patentes na exposição distinções e títulos honoríficos recebidos pelo Açoriano Oriental, nomeadamente: o título de Membro Honorário da Ordem do Infante Dom Henrique; o título de melhor jornal regional português; a Medalha de Ouro  do Município de Ponta Delgada e a Insígnia Autonómica de Mérito Cívico.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados