Açoriano Oriental
Mau Tempo
Açores vão ser afetados por depressão durante a véspera de Natal

Uma nova depressão vai passar pelos Açores em 24 de dezembro, prevendo-se um aumento da intensidade da chuva e do vento nesse dia, segundo o coordenador nos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Açores vão ser afetados por depressão durante a véspera de Natal

Autor: AO Online/ Lusa

"No dia 24, uma depressão, que vem de sul, irá provocar um aumento da intensidade do vento e da chuva, que será por vezes forte, principalmente nos grupos Central e Oriental", indicou à Lusa Carlos Ramalho, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), realçando que no dia 25 já se deve registar uma "melhoria do tempo".

A depressão em causa ainda não tem designação, pois a atribuição de nome necessita de responder a "critérios específicos", como o aviso laranja de vento na zona afetada, especificou Carlos Ramalho: "É possível que venha a ter nome, mas ainda é prematuro", disse.

O coordenador regional do IPMA assinalou que em todo o Atlântico Norte existe uma "vasta região depressionária com vários centros depressionários lá dentro", de onde provém a depressão que irá atravessar os Açores.

As ilhas mais afetadas serão as do grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Faial e Graciosa) e Oriental (São Miguel e Santa Maria), uma vez que o fenómeno vai passar por entre os dois grupos.

Apesar de os Açores não serem afetados pela depressão Fabien (que neste fim de semana afeta Portugal continental), os próximos dias serão de "inverno rigoroso" no arquipélago.

No dia 22, no domingo, os Açores terão a passagem de um sistema frontal com chuva em todas as ilhas e, no dia 23, uma superfície frontal fria irá provocar chuva no grupo Oriental.

"Nos próximos dias, até pelo menos ao dia de Natal, e até mesmo uns dias depois, vamos ter dias de inverno rigoroso. Podemos até ter intervalos onde o tempo esteja relativamente melhor, com um clima bom, e depois alguns períodos onde o vento sopra com mais intensidade e com chuva por vezes forte", frisou.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados