Açoriano Oriental
Açores terminaram 2014 com défice de 0,1% do PIB
Os Açores terminaram 2014 com um défice de 0,1% do seu Produto Interno Bruto (PIB), revelou o Governo Regional, citando dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Açores terminaram 2014 com défice de 0,1% do PIB

Autor: Lusa/AO online

 

"Segundo os dados do INE, as necessidades líquidas de financiamento dos Açores em 2014 representam 0,001 do PIB regional (0,1%), enquanto no país representa 0,045 do PIB nacional (4,5%)", sublinha um comunicado do executivo açoriano.

A mesma nota destaca que houve "nova redução do défice" da região autónoma, que passou de 8,6 milhões de euros em 2013 para 4,6 milhões de euros em 2014, "mais uma vez demonstrando que o défice dos Açores não tem qualquer impacto nas contas nacionais".

"O défice da região agora apresentado pelo INE representa 0,0006 do valor global do défice do país", acrescenta o mesmo comunicado.

Quanto à dívida pública açoriana, estava nos 1.398 milhões de euros no final do ano passado, representando 35,8% do PIB da região (no total do país, a dívida representa 130,2% do PIB nacional).

"Os dados divulgados constituem mais um contributo para a credibilidade externa da nossa região, porque, uma vez mais, as autoridades estatísticas nacionais confirmam o rigor, a transparência e a boa gestão das finanças públicas regionais e demonstram e evidenciam que os Açores não foram, nem são, parte do problema de consolidação orçamental do país", considera o Governo Regional, no mesmo comunicado.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados