Açoriano Oriental
Açores são o único destino europeu distinguido com o QualityCoast Platina
Os Açores foram distinguidos este mês com o único galardão Platina da QualityCoast, tendo ficado em primeiro lugar na Europa, entre 22 destinos concorrentes.
Açores são o único destino europeu distinguido com o QualityCoast Platina

Autor: Paula Gouveia

O júri internacional decidiu criar este ano uma nova classificação, denominada Platina, especificamente para os Açores, atendendo à elevada pontuação atribuída à Região.

A atribuição deste prémio será assinalada segunda-feira com o hastear da bandeira oficial, numa cerimónia que decorrerá na Marina da Horta, presidida pelos secretários regionais do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, e do Mar, Ciência e Tecnologia, Fausto Brito e Abreu.

Para atribuir o prémio, um júri internacional avaliou entre os parceiros da comunidade os indicadores de sustentabilidade (natureza, meio ambiente, identidade local e cultura, turismo e negócios), tendo atribuído aos Açores a pontuação final de nove, num máximo de 10.

Todas as ilhas do arquipélago dos Açores receberam a mesma pontuação, existindo uma classificação da vida marinha, da natureza, da paisagem, da zona costeira, do envolvimento, das águas limpas, das bandeiras azuis, da cultura, sociedade e hotéis ou equivalentes.

O QualityCoast, organizado pela Coastal & Marine Union (EUCC), pretende promover os destinos de turismo sustentável, de férias económicas, mas de grande qualidade, ficando o turista seguro na sua escolha com a garantia da certificação que está presente na igualdade dos critérios de avaliação para todos os países.

Atualmente, existem várias agências de turismo na Europa que trabalham o turismo sustentável e destinos verdes para as quais o selo de garantia QualityCoast é fundamental.

Está também disponível um portal europeu, no endereço eletrónico bookdifferent.com, disponível em três línguas, que permite a marcação de férias mediante a certificação do QualityCoast.

Os Açores candidataram-se a destino QualityCoast pela primeira vez em 2009, tendo conquistado nos últimos três anos a melhor classificação, sendo o melhor destino da Europa.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados