Açoriano Oriental
Açores recebem Ocean Talks para abordar observação e preservação dos oceanos

Seis especialistas reconhecidos internacionalmente ligados à observação e preservação dos oceanos participam em São Miguel, em 01 de outubro, na primeira edição do Ocean Talks, partilhando vivências da equipa da expedição “Açores Atlantis 2019”.

Açores recebem Ocean Talks para abordar observação e preservação dos oceanos

Autor: Lusa/AO Online

A Oceans and Flow (Aquatic Movement Culture), que organiza a palestra, é "uma comunidade internacional focada na água e no movimento aquático e organiza experiências em viagens inovadoras e filmes que unem ecoturismo, aventura, bem-estar, arte, cultura, com diversas práticas aquáticas em conexão com a natureza para pessoas individuais e empresas", segundo o ‘site’ do movimento.

Na palestra, em Ponta Delgada, que "terá a duração de três horas, no antiteatro 1 da Universidade dos Açores, os seis oradores apresentarão à comunidade local diversos temas relacionados com o oceano, incluindo as vivências da equipa de navegação da "Açores Atlantis 2019", as suas ações, projetos e ligações ao Oceano, salienta a empresa fundada por Violeta Lapa, formadora e produtora responsável pela expedição.

O projeto Oceans and Flow pretende ser "exemplo de boas práticas ambientais, inspirando a ação e a colaboração internacional para a conservação dos oceanos", com a promoção de viagens aquáticas.

Entre os oradores convidados da palestra Ocean Talks, no Dia Nacional da Água, estão o ‘sea coach’ e bodysurfer profissional brasileiro Henrique Pistilli, a ‘freediver’ japonesa Leina Sato e o fotógrafo subaquático francês Jean-Marie Ghislain.

Serão ainda oradores o fotógrafo da National Geographic Matthieu Paley, a jornalista da WWF-Brasil Juliana Marinho e Violeta Lapa, que partilharão o seu trabalho ligado à água e aos seres marinhos que nela habitam, acrescenta o comunicado.

"A Ocean Talks conta com o apoio e parceria de empresas impulsionadoras de um turismo sustentável nos Açores e que apostam em ações de consciencialização ambiental", sublinha a nota.

A palestra Ocean Talks terá lugar entre as 19:00 e as 22:00 e é de entrada gratuita.

A segunda parte da expedição Açores Atlantis 2019 arrancou no passado dia 20 e prolonga-se até 29 deste mês.

A expedição, de acordo com a Oceans and Flow, "levará dois veleiros, com 13 pessoas a bordo, a navegar entre as várias ilhas do grupo Ocidental" (Flores e Corvo) dos Açores, com o objetivo de "desenvolver práticas na natureza como método para melhorar a escuta profunda do oceano, de forma a integrar a responsabilidade ambiental e o respeito pelas espécies marinhas".

A primeira viagem da expedição decorreu de 10 a 17 de setembro.

Esta é uma "expedição de pesquisa do movimento aquático e produção audiovisual para uma sensibilização profunda sobre a conexão com as águas", e permitirá produzir em breve o documentário "Song for Atlantis", reunindo apneistas, surfistas, velejadores e contadores de histórias do mundo subaquático nas ilhas dos Açores.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados