Açoriano Oriental
Ambiente
Açores líderes da retoma de resíduos para valorização
Em 2010, os açorianos produziram 146 mil toneladas de resíduos urbanos, um aumento de cerca de 2,5 mil toneladas face ao ano anterior, revela o Relatório SRIR sobre a Produção Gestão de Resíduos nos Açores.
Açores líderes da retoma de resíduos para valorização

Autor: Pedro Nunes Lagarto
Naquele ano a produção per capita mais elevada foi registada nas ilhas do Faial (685 quilos/habitante. ano), São Jorge (654 quilos/habitante.ano) e Flores (645 quilos/habitante. ano).

Em São Miguel a produção per capita atingiu 629 quilos/habitante.ano.

O destino final de 88%por cento dos resíduos urbanos produzidos no ano passado foi a deposição em aterro sendo que 11.7% destinaram-se a reciclagem e recuperação.

O armazenamento e tratamento e ainda a produção de biocombustível representam valores residuais (cada qual inferior a 0,1% do total).

Outra nota que merece destaque é o aumento no volume de embalagens (papel, vidro e plástico) geridas, e com acompanhamento eficiente para valorização, e cuja capitação nos Açores (42 quilos/habitante.ano) foi superior à verificada a nível nacional (31 quilos/habitante.ano).

Em 2010 foram expedidas para o continente para valorização12783 toneladas de resíduos de embalagens de papel/cartão e de vidro, que representam 62% do total enviado para o exterior.

De referir, ainda no âmbito dos fluxos específicos de resíduos, o facto de para os Açores estarem a operar todas as entidade gestoras existentes a nível nacional, resultado do pedido de extensão das suas actividades, garantindo desta forma um destino adequado para resíduos.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados