Açoriano Oriental
Açores foram a região com distribuição de rendimento mais desigual em 2020

Dados presentes no Anuário Estatístico de Portugal, da autoria do Instituto Nacional de Estatística. População em risco de pobreza desceu nos Açores e Madeira


Açores foram a região com distribuição de rendimento mais desigual em 2020

Autor: Nuno Martins Neves

A Região Autónoma dos Açores, juntamente com a Área Metropolitana de Lisboa e a região Centro, registaram a maior desigualdade na distribuição de rendimentos monetários do país, em 2020. Os dados estão presentes no Anuário Estatístico de Portugal 2021, lançado na última quarta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística.

A nível nacional, a tendência de diminuição da desigualdade de rendimentos, verificada desde 2014, foi interrompida. O valor do coeficiente de Gini em 2020 foi de 33%, mais 1,8 pontos percentuais (p.p.) que no ano transato (31,2%), enquanto, de acordo com o rácio S80/S20, o rendimento monetário líquido equivalente dos 20% de habitantes com rendimento mais elevados foi 5,7 vezes maior que o equivalente dos 20% da população com menos recursos (em 2019 foi 5 vezes maior). A região com menos desigualdade foi o Alentejo.

Quanto à população em risco de pobreza, as regiões autónomas dos Açores e da Madeira surgem em contraciclo com o resto do país. Enquanto a nível nacional se registou um aumento da população em risco de pobreza (mais 2,2 p.p. que no ano passado, situando-se nos 18,4% em 2020), nos Açores e na Madeira baixaram 6,6 e 2,1 p.p., respetivamente. No outro extremo, Norte (mais 3,3 p.p.), Centro (mais 3,3 p.p.) e Algarve (mais 3,9 p.p.) foram as regiões onde aumentou o número de pessoas em risco de pobreza.

O INE apresentou na quarta-feira a 113.ª edição do Anuário Estatístico de Portugal (AEP), a qual dá continuidade a uma longa tradição iniciada em 1877. O AEP 2021 apresenta uma análise global que permite uma visão abrangente dos fenómenos registados em 2021 em termos sociais, económicos e demográficos.

A atual edição está organizada em 30 subcapítulos, distribuídos em 4 grandes temas: O Território, As Pessoas, A Atividade Económica e O Estado. Cada subcapítulo consiste numa análise estatística sintética acompanhada de uma página infográfica, permitindo uma rápida apreensão dos fenómenos salientados.

Os dados estatísticos, que acompanham esta publicação, apresentam séries temporais desagregadas ao nível de NUTS I e II, possibilitando uma comparação cronológica e espacial dos fenómenos retratados.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados