Açoriano Oriental
Açores/Eleições: "Hospital digital" é para concretizar na próxima legislatura, diz Vasco Cordeiro

O presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro, apresentou este sábado o programa eleitoral dos socialistas para o sufrágio deste mês, destacando o "Hospital digital", projeto de aproveitamento das capacidades digitais para "concretizar na próxima legislatura".

Açores/Eleições: "Hospital digital" é para concretizar na próxima legislatura, diz Vasco Cordeiro

Autor: AO Online/ Lusa

"Há um espaço enorme de melhoria no Serviço Regional de Saúde com o aproveitamento do potencial que as novas tecnologias apresentam", considerou o socialista, candidato a novo mandato como presidente do Governo dos Açores nas eleições marcadas para o final deste mês.

Vasco Cordeiro falava na ilha Terceira, na apresentação perante poucas dezenas de socialistas do programa para as regionais, evento transmitido nas redes sociais do PS/Açores.

No programa eleitoral, sobre o "Hospital digital", é dito o seguinte: "Com o desenvolvimento tecnológico da conectividade através do digital abre-se a possibilidade de uma reforma radical do funcionamento do sistema de saúde regional, dentro da sua organização e funcionamento e na ligação com os utentes, ultrapassando de forma substancial os estrangulamentos e bloqueios derivados de um território arquipelágico e disperso", diz o texto socialista na apresentação desta medida".

Com a maior digitalização do setor será possível, por exemplo, haver um registo eletrónico de saúde para cada cidadão, "permitindo a partilha da informação clínica entre todos os níveis de cuidados", é ainda referido sobre este ponto.

"O potencial desta medida do ponto de vista de rapidez de acesso, satisfação da necessidade de prestação de cuidados de saúde, é imenso", considerou hoje Vasco Cordeiro.

Para além da implementação deste projeto, o PS quer aproveitar o potencial tecnológico no campo dos doentes crónicos.

"A potencialidade de monitorizar um conjunto de sinais" de um doente crónico, "mesmo na sua residência", é outro dos projetos que o PS quer "concretizar na próxima legislatura, com benefícios óbvios e claros para qualidade de vida dos açorianos".

As próximas eleições para o parlamento açoriano decorrem em 25 de outubro.

Nas anteriores legislativas açorianas, em 2016, o PS venceu com 46,4% dos votos, o que se traduziu em 30 mandatos no parlamento regional, contra 30,89% do segundo partido mais votado, o PSD, com 19 mandatos, e 7,1% do CDS-PP (quatro mandatos).

O BE, com 3,6%, obteve dois mandatos, a coligação PCP/PEV, com 2,6%, um, e o PPM, com 0,93% dos votos expressos, também um.

O PS governa a região há 24 anos, tendo sido antecedido pelo PSD, que liderou o executivo regional entre 1976 e 1996.

Vasco Cordeiro, líder do PS/Açores e presidente do Governo Regional desde as legislativas regionais de 2012, após a saída de Carlos César, que esteve 16 anos no poder, apresenta-se de novo a votos para tentar um terceiro e último mandato como chefe do executivo.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados