Açoriano Oriental
Açores criam novo apoio ao Cuidador Informal no âmbito do Serviço de Apoio Domiciliário

Os Serviços de Apoio ao Domicílio (SAD) vão contemplar um novo serviço para ajuda ao Cuidador Informal, que consiste na permanência de um profissional do SAD durante os períodos de ausência dos cuidadores informais.

Açores criam novo apoio ao Cuidador Informal no âmbito do Serviço de Apoio Domiciliário

Autor: Lusa/AO online

A informação foi avançada esta segunda-feira pela secretária regional da Solidariedade Social, citada numa nota enviada às redações.

Nessa nota, é indicado que foi hoje publicada, no Jornal Oficial, a portaria que contempla o serviço "Apoio ao Cuidador Informal", no sentido de "propiciar as condições necessárias para que os cuidadores possam estar capacitados para a prestação dos cuidados, promovendo igualmente o seu bem-estar assim como uma melhor conciliação entre a sua vida pessoal, familiar e profissional".

Andreia Cardoso falava na abertura de uma formação dirigida aos técnicos das Unidades de Saúde Locais que vão integrar o Gabinete Local de Apoio ao Cuidador.

Segundo a governante, “os Gabinetes Locais de Apoio ao Cuidador estarão a funcionar em pleno a partir de setembro, altura em que poderá ser requerido o cartão de identificação do cuidador informal, assim como o apoio financeiro aos cuidadores”.

A formação dos técnicos das Unidades de Saúde Locais, da Segurança Social e das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que vão integrar o Gabinete Local de Apoio ao Cuidador já se realizou em São Miguel, em março, tendo sido interrompida devido à pandemia de covid-19.

Hoje foi retomada na ilha Terceira, decorrendo até quarta-feira, com formandos da Terceira, Graciosa, Santa Maria, Flores e Corvo.

Esta formação será realizada também na ilha do Pico, de 08 a 10 de julho, para os membros que incluirão os gabinetes desta ilha, do Faial e de São Jorge.

O Governo dos Açores criou no final do ano passado o Regime Jurídico de Apoio ao Cuidador Informal na região.

A sua criação visou "proporcionar as condições necessárias para que os cuidadores tenham apoio nesta missão, capacitando-os para a prestação de cuidados, designadamente no acesso à informação e formação, ao apoio psicológico, ao apoio na adaptação das habitações e ao apoio financeiro", sublinha a nota.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados