Açoriano Oriental
Açores com 5.600 desempregados inscritos em setembro

Os Açores tinham 5.600 desempregados inscritos no Centro de Qualificação e Emprego em setembro, mês durante o qual 156 açorianos foram colocados no mercado de trabalho, informou a secretaria regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego.

Açores com 5.600 desempregados inscritos em setembro

Autor: Lusa/AO Online

De acordo com uma nota publicada na página da Internet do Governo Regional dos Açores, a Região registou 5.600 desempregados inscritos em setembro e no mesmo mês foram satisfeitas, pelo Centro de Qualificação e Emprego, 147 ofertas, que se refletiram na colocação de 156 açorianos no mercado laboral.

De acordo com o boletim mensal da Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego, entidade tutelada pela secretaria regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, registou "uma diminuição de 12,84% nos inscritos à procura de primeiro e novo emprego em setembro", face ao mesmo mês de 2021 e "uma redução de 1,22%, em relação ao mês anterior, ou seja, agosto de 2022".

A grande maioria dos desempregados, cerca de 74,57%, eram oriundos das atividades dos serviços e correspondiam a 86,23% da totalidade dos desempregados inscritos, refere a nota do executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM).

Por ilhas São Miguel regista 69% do total dos desempregados no arquipélago, a Terceira 16,63%, Pico 4,30% e o Faial 3,29%.

Por concelhos, em setembro, Ponta Delgada (28,38%) Ribeira Grande (18,04%), Angra do Heroísmo (10,77%) e Vila Franca do Campo (6,39%) representavam 63,58% da totalidade dos desempregados registados nos Açores.

Ainda de acordo com os dados agora divulgados, em setembro, existiam 3.001 ocupados no arquipélago em programas de inserção socioprofissional.

Quanto às medidas de promoção de emprego jovem, foram contabilizados 1.450 jovens a desenvolver projetos de estágio, em contexto real de trabalho, com destaque para o Estagiar L e T.

Em formação estavam, em setembro, 260 açorianos, segundo os dados.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.