Açoriano Oriental
Ação de sensibilização para a diabetes nas Portas da Cidade
O Programa Regional de Prevenção e Controlo da Diabetes e Luta contra a Obesidade promove uma ação de sensibilização a propósito desta problemática esta quarta feira, nas Portas da Cidade.
Carregando o video...

Autor: Bruna Ferreira

Esta ação de sensibilização vai incluir um rastreio de obesidade, diabetes e hipertensão arterial, e decorre esta quarta-feira, nas Portas da Cidade, em Ponta Delgada, entre as 10h00 e as 14h00.

A iniciativa, que conta com a colaboração da  Câmara Municipal de Ponta Delgada, Associação de Diabéticos de São Miguel e Santa Maria e o Clube Lions de São Miguel, tem como objetivo assinalar o Dia Mundial da Diabetes, que se comemora a 14 deste mês.

Segundo a organização, todos os anos tem-se vindo a comemorar o Dia Mundial da Diabetes  visando alertar, informar e implementar medidas “concretas e adequadas” que envolvam todos os intervenientes no processo, nomeadamente doentes, familiares, grupos e decisores sociais,  entre outros.

A campanha de 2012 do Dia Mundial da Diabetes pretende alertar para a necessidade urgente de ações para a proteção da saúde das gerações futuras, com particular atenção na importância da educação, envolvendo os profissionais de saúde, pessoas com diabetes e pessoas em situação de risco, de modo a reduzir o impacto da doença, que pode degenerar , entre outras situações, para a cegueira.  Esta é uma campanha que, ao fim e ao cabo, visa educar, envolver e capacitar os jovens e o público em geral sobre a diabetes.

“O enfoque especial será dado às crianças e jovens, como força motriz para a promoção e divulgação de mensagens de educação e prevenção que espera-se que possa inspirar e envolver as comunidades locais a reconhecer a importância da consciencialização precoce dos riscos e perigos da diabetes”, pode ler-se numa nota informativa. A campanha tentará incutir, junto de crianças e jovens,  a presença de fatores de risco para a diabetes, a qual, em muitos casos, pode ser prevenida através de uma alimentação saudável e atividade física. Mais de 320 milhões de pessoas no mundo  têm diabetes .

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados