Açoriano Oriental
Aberta campanha solidária para “Apadrinhar uma Mochila Nova”

Iniciativa da associação Mãe de Deus regressa este ano para colmatar necessidades relativas a material escolar das crianças e jovens em acolhimento residencial. Caso ultrapasse demanda, outras instituições da ilha poderão vir a ser contactadas

Aberta campanha solidária para “Apadrinhar uma Mochila Nova”

Autor: Sara Lima Sousa

A Mãe de Deus, Associação de Solidariedade Social, em Ponta Delgada, promove até ao dia 7 setembro a campanha solidária “Apadrinhar uma Mochila Nova”, através da angariação de material escolar para as crianças e jovens em acolhimento residencial nesta instituição, agora que o novo ano letivo está a chegar. Dário Vaz, gestor da instituição, esclareceu ao Açoriano Oriental algumas questões relativas a esta iniciativa.

“Muitas vezes, as pessoas querem fazer donativos e não sabem o que doar. Assim, é uma doação específica, para um objetivo específico, neste caso, a educação das crianças”, referiu. O material recolhido por esta iniciativa dirige-se a crianças e jovens de todas as idades escolares.

O planeamento inicial foi feito para os estudantes que estão acolhidos na instituição. Contudo, caso a adesão “ultrapasse a necessidade” da associação, pretendem contactar outras instituições de acolhimento na ilha de São Miguel, de modo a “alargar o leque de crianças e jovens que podem beneficiar desta iniciativa”, assegura.

Segundo Dário Vaz, o principal objetivo da campanha é que as crianças e os jovens que recebam o material angariado se sintam “motivadas”, “integradas” e “em pé de igualdade” com os colegas no meio escolar.

Entrar no ano letivo que se aproxima com uma mochila e material escolar novos é “sempre motivo de felicidade para qualquer criança”, acrescentou o gestor. A associação Mãe de Deus acolhe cerca de 35 menores em idade escolar, entre os 6 e os 18 anos.

O local de entrega do material é na receção do edifício-sede da instituição, no centro de Ponta Delgada, tendo as portas abertas para entregas das 9h00 às 18h30 em dias úteis.
“Não é requisito que o material seja novo, desde que esteja em bom estado de uso, para que possa ser reutilizado”, informou quem está à frente desta iniciativa na Mãe de Deus.

A lista de material com maior necessidade contém: mochilas, cadernos A4 pautados e quadriculados, canetas (azuis, pretas, vermelhas e verdes), canetas de feltro, lápis de carvão e de cor, capas com elástico A4, colas (bisnaga e batom), corretores, dossiers A4 de lombada larga, estojos, micas, recargas de papel A4 pautado e quadriculado e separadores.

Inteiramente promovida pela Mãe de Deus, esta iniciativa não tem protocolo com outras entidades. No entanto, “as empresas e associações que se queiram associar a nós, são sempre bem-vindas. Quantos mais somos, mais nós podemos ajudar”, sublinhou Dário Vaz.

“A comunidade tem-se envolvido bastante nas campanhas” da instituição, elogiou.

Promovida pela primeira vez no ano passado, em 2023, a campanha “Apadrinhar uma Mochila Nova” tem recebido um ‘feedback’ muito positivo, segundo o gestor. Neste sentido, tem tudo para ser possível dar-lhe continuidade no próximo ano também.

Outra iniciativa que tem sido promovida há alguns anos pela associação é a “Árvore dos Sonhos de Natal”. Através deste projeto, quem estiver disposto a ajudar pode escolher uma das ofertas, presentes em cada bola na árvore de Natal, e presentear uma criança/jovem com o seu pedido especial.


As necessidades e valências desta Associação de Solidariedade Social
A Mãe de Deus tem “muitas e diversas” necessidades, como donativos, desde vestuário e calçado, até produtos alimentares.

Esta organização sem fins lucrativos envolve mais de 100 trabalhadores e engloba sete casas de acolhimento, com capacidade máxima para 56 crianças e jovens. Para além disso, segundo Dário Vaz, a instituição tem uma creche, que é aberta ao público em geral e tem capacidade para albergar 66 crianças.

Possibilitam ainda a resposta social de uma cantina social, que entrega, diariamente, refeições a várias instituições, que tenham protocolo com a Segurança Social. A entrega tem sido feita também em período de férias escolares.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados