815,7 milhões de euros de investimento em 2010

 815,7 milhões de euros de investimento  em 2010

 

AO Online/Gacs   Regional   2 de Nov de 2009, 17:33

O investimento público nos Açores deverá atingir no próximo ano 815,7 milhões de euros, dos quais 516,8 milhões serão financiados directamente pelo Orçamento da Região. (com ficheiro áudio)

 

A informação é do vice-presidente do Governo que procedeu na Horta à entrega ao presidente do Parlamento das propostas de Plano Anual Regional e de Orçamento para 2010.

Para Sérgio Ávila, 2010 será um ano marcado pela estabilidade financeira e orçamental da Região e pela manutenção de um significativo nível de investimento.

Segundo explicou, no próximo ano haverá “alguma redução de receita fiscal, particularmente em sede de lucro das empresas”, razão pela qual o Governo não poderá também aumentar o investimento público. Todavia, sublinhou o vice-presidente, “conseguiremos dar um referencial de estabilidade fazendo um grande esforço na manutenção do investimento público”.

 Com principais prioridade na afectação da despesa pública, Sérgio Ávila apontou o aumento da competitividade da economia, o reforço das infra-estruturas da Região, particularmente no âmbito da qualificação dos transportes aéreos e marítimos e das suas acessibilidades, e uma grande aposta no emprego e na qualificação profissional.

 Vamos dar igualmente prioridade à saúde, à educação e à agricultura, sem esquecer a qualificação ambiental das ilhas e o reforço das políticas de solidariedade e de coesão sociais, adiantou.

 A título de exemplo, o vice-presidente referiu que, no âmbito da coesão territorial, o Governo vai reforçar no próximo ano em 20 milhões de euros as verbas afectas às chamadas “ilhas da coesão”.

 A finalizar, Sérgio Ávila considerou que as propostas de Plano Regional Anual e de Orçamento para o próximo ano, maugrado uma”conjuntura internacional” desfavorável, traduzem um “política de estabilidade nas finanças públicas”, consubstanciada na manutenção dos níveis de investimento e de despesa pública.


 


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.