No primeiro mês

42 notificações de reacções adversas à vacina contra gripe A

Portugal registou, no primeiro mês de vacinação, 42 notificações de suspeitas de reacções adversas à vacina contra a gripe A, a maior parte das quais em pessoas dos 21 aos 40 anos, anunciou o presidente do Infarmed.


Das 42 notificações registadas, 22 referem-se a mialgias (dores musculares), 20 a febre e sintomas febris, 14 a reacções no local de administração da vacina (dor, inchaço, edema) e nove a náuseas e vómitos.

“Todas estas situações evoluíram para a cura”, afirmou o presidente da Autoridade Nacional do Medicamento no balanço do primeiro mês de vacinação, que decorreu hoje no Infarmed e onde estiveram presentes também o director-geral da Saúde, Francisco George, e a subdirectora-geral da Saúde, Graça Freitas.
PUB

Premium

O psiquiatra João Mendes Coelho defende o reforço da resposta clínica do Serviço Regional de Saúde (SRS) ao consumo de drogas nos Açores, alertando para os riscos do policonsumo e da automedicação. O alerta surge na sequência dos dados do inquérito europeu sobre drogas, que revelam padrões de consumo preocupantes na região