Açoriano Oriental
Escola
Escola de Formação Turística e Hoteleira

Parlamento dos Jovens debate Violência Doméstica e no Namoro


Euroscola

A decorrer na cidade da Horta, Ilha do Faial, o Parlamento dos Jovens 2020 conta com uma delegação de quatro alunos da EFTH, entre um total de centena e meia de alunos oriundos de todas as ilhas dos Açores.

A participação da EFTH no Parlamento dos Jovens 2020 desdobrou-se pela participação  no Concurso Euroscola e pelo Debate sobre a Violência Doméstica e no Namoro.

Os nossos formandos Luís Costa e Rui Oliveira do Curso de Técnico de Restaurante/Bar do 1º Ano apresentaram no dia 9 o seu trabalho de reflexão sobre Valores Europeus: Também são os Teus!, defendendo a criação de um Exército Europeu e abordando a questão da proteção das nossas fronteiras. Cerca de sete escolas participaram no concurso.

No dia 10, terça-feira, o dia começou muito cedo para os jovens deputados. A sessão no Plenário iniciou-se pelas 8:30 com a intervenção da Presidente da Assembleia Legislativa Regional, Ana Luís, que enfatizou a necessidade de se erradicar da sociedade qualquer forma de violência ou pressão nas relações.

Às intervenções das diferentes forças políticas representadas no Parlamento Regional, sucederam uma série de interpelações dos jovens deputados sobre o tema que seria depois debatido: Violência Doméstica e no Namoro.   

A delegação da EFTH contou com a presença da deputada Érica de Jesus e o deputado Toni Silva, alunos do curso de Técnico de Restaurante/Bar do 1º Ano, que tiveram a oportunidade de dirigir uma questão aos senhores deputados sobre a política de quotas na política. No debate interescolar que se seguiu, foi proposto o Projeto de Recomendação de Escola, que contém medidas concretas para combater aquele flagelo social. Recorde-se que o Projeto de Recomendação de Escola foi sufragado aquando da realização da Sessão Escolar realizada no passado dia 10 de janeiro.

Sublinhe-se, por último, que a problemática da Violência Doméstica e no Namoro é uma questão que deve preocupar e comprometer energicamente todas as insitutuições e estruturas sociais com intervenção ativa.

Depois desta experiência enriquecedora e pedagógica, os alunos da EFTH já estão a programar o regresso para a edição de 2021.

 

AO Escolas

É importante haver um jornal escolar
Hoje em dia, a nossa escola dá-nos algumas oportunidades para que o nosso trabalho seja mais conhecido e valorizado. A meu ver, o jornal escolar tem uma importância enorme para os alunos.
 
Escola Secundária da Lagoa
Geocaching em tempo de verão e férias – Alguns desafios…
Desde março passado que as atividades deste Clube têm sido extremamente limitadas em virtude da existência desta pandemia do Covid19. Assim e por decisão superior, foram adiadas várias atividades que estavam projetadas para este terceiro período, nomeadamente: as visitas de estudo para o Salto do Cabrito e para as Sete Cidades (esta última organizada em conjunto com o Clube Náutico da lagoa), a conferência sobre Geocaching e Literatura e os vários eventos previstos (em particular o evento CITO)! Assim neste trimestre as atividades do Clube, limitaram-se à realização da manutenção de algumas das caches do Clube e na participação mensal nos “jornais” Diário da Lagoa e Neurónio. Desde o mês de junho, e sendo possível já algum “desconfinamento”, alguns alunos e professores já foram “encontrar” algumas caches…
 
Escola Secundária da Lagoa
DesenvoLver, Expressar, Crescer
Perdidos no meio da diversidade, de tanta novidade tecnológica e multimédia, centrados em tantas redes sociais e de olhos colados, quase todo o dia, a um ecrã, cada vez é mais difícil colocar um livro nas mãos de qualquer adolescente.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

"Autoridade de Saúde pondera aplicar multas a infratores" é a manchete do Açoriano Oriental
Os Açores ainda não têm um regime contraordenacional para quem não cumprir as orientações da Autoridade de Saúde durante a pandemia, mas se as situações de incumprimento se mantiverem, a Região já admite fazê-lo. O assunto está em destaque no Açoriano Oriental de quinta-feira, 13 de agosto de 2020.
 
Portugal com 12.519 casos ativos e 161 surtos
Portugal tem atualmente 12.519 casos ativos de covid-19 e 161 surtos, circunstâncias em que os casos ativos estão ligados a um fenómeno comum, anunciou a ministra da Saúde em conferência de imprensa.
 
PR veta alterações ao direito de petição por "imperativo de consciência cívica"
O Presidente da República vetou, “por imperativo de consciência cívica”, o diploma do parlamento que aumentava de quatro mil para mais de 10 mil o número de assinaturas necessárias para que uma petição pública fosse debatida em plenário.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.