Açoriano Oriental
Escola
Escola de Formação Turística e Hoteleira

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Parlamento dos Jovens debate Violência Doméstica e no Namoro


Euroscola

A decorrer na cidade da Horta, Ilha do Faial, o Parlamento dos Jovens 2020 conta com uma delegação de quatro alunos da EFTH, entre um total de centena e meia de alunos oriundos de todas as ilhas dos Açores.

A participação da EFTH no Parlamento dos Jovens 2020 desdobrou-se pela participação  no Concurso Euroscola e pelo Debate sobre a Violência Doméstica e no Namoro.

Os nossos formandos Luís Costa e Rui Oliveira do Curso de Técnico de Restaurante/Bar do 1º Ano apresentaram no dia 9 o seu trabalho de reflexão sobre Valores Europeus: Também são os Teus!, defendendo a criação de um Exército Europeu e abordando a questão da proteção das nossas fronteiras. Cerca de sete escolas participaram no concurso.

No dia 10, terça-feira, o dia começou muito cedo para os jovens deputados. A sessão no Plenário iniciou-se pelas 8:30 com a intervenção da Presidente da Assembleia Legislativa Regional, Ana Luís, que enfatizou a necessidade de se erradicar da sociedade qualquer forma de violência ou pressão nas relações.

Às intervenções das diferentes forças políticas representadas no Parlamento Regional, sucederam uma série de interpelações dos jovens deputados sobre o tema que seria depois debatido: Violência Doméstica e no Namoro.   

A delegação da EFTH contou com a presença da deputada Érica de Jesus e o deputado Toni Silva, alunos do curso de Técnico de Restaurante/Bar do 1º Ano, que tiveram a oportunidade de dirigir uma questão aos senhores deputados sobre a política de quotas na política. No debate interescolar que se seguiu, foi proposto o Projeto de Recomendação de Escola, que contém medidas concretas para combater aquele flagelo social. Recorde-se que o Projeto de Recomendação de Escola foi sufragado aquando da realização da Sessão Escolar realizada no passado dia 10 de janeiro.

Sublinhe-se, por último, que a problemática da Violência Doméstica e no Namoro é uma questão que deve preocupar e comprometer energicamente todas as insitutuições e estruturas sociais com intervenção ativa.

Depois desta experiência enriquecedora e pedagógica, os alunos da EFTH já estão a programar o regresso para a edição de 2021.

 

AO Escolas

A felicidade aos olhos dos mais novos…
No final do ano letivo, as crianças de 8 e 9 anos de idade, do 3.º ano da EB1/JI do Ramalho, revelam o que para eles é a felicidade e onde a encontram.
 
Escola Básica Integrada Canto da Maia
Projecto iCulture (Erasmus+) leva alunos da EBS da Povoação à Noruega
Os alunos Afonso Nazaré, Bianca Botelho e Vergílio Resendes, do 11.º A, e as professoras Carla Moreira e Cláudia Rosa representaram a EBS da Povoação na mobilidade à cidade de Levanger, na Noruega, entre 30 de Maio e 3 de Junho, mobilidade prevista no projecto iCulture, financiado pelo programa Erasmus+.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
4.ª Edição Desafio Kahoot Cultura Geral dos Açores
Nos dias 8 e 9 de junho, Ponta Delgada recebeu alunos de todas as ilhas do Arquipélago para disputarem entre si a final regional da 4.ª Edição do Desafio Kahoot de Cultura Geral dos Açores.
 
Escola Básica Integrada Canto da Maia

Notícias AO

Mercado da Graça vai custar mais meio milhão
"Mercado da Graça vai custar mais meio milhão" é a manchete da edição desta quarta-feira do Açoriano Oriental.
 
Doze meios aéreos e mais de 1.250 operacionais no combate na serra da Estrela
Doze meios aéreos e mais de 1.250 operacionais estão na tarde desta terça-feira a combater o incêndio que lavra na serra da Estrela, segundo o ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
 
Governo dos Açores atribui 816 mil euros aos centros de ciência
A Direção da Ciência e Tecnologia dos Açores atribuiu, este ano, um apoio de 816 mil euros aos centros de ciência da região, anunciou o Governo Regional.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados