Açoriano Oriental
Escola
Escola de Formação Turística e Hoteleira

Parlamento dos Jovens debate Violência Doméstica e no Namoro


Euroscola

A decorrer na cidade da Horta, Ilha do Faial, o Parlamento dos Jovens 2020 conta com uma delegação de quatro alunos da EFTH, entre um total de centena e meia de alunos oriundos de todas as ilhas dos Açores.

A participação da EFTH no Parlamento dos Jovens 2020 desdobrou-se pela participação  no Concurso Euroscola e pelo Debate sobre a Violência Doméstica e no Namoro.

Os nossos formandos Luís Costa e Rui Oliveira do Curso de Técnico de Restaurante/Bar do 1º Ano apresentaram no dia 9 o seu trabalho de reflexão sobre Valores Europeus: Também são os Teus!, defendendo a criação de um Exército Europeu e abordando a questão da proteção das nossas fronteiras. Cerca de sete escolas participaram no concurso.

No dia 10, terça-feira, o dia começou muito cedo para os jovens deputados. A sessão no Plenário iniciou-se pelas 8:30 com a intervenção da Presidente da Assembleia Legislativa Regional, Ana Luís, que enfatizou a necessidade de se erradicar da sociedade qualquer forma de violência ou pressão nas relações.

Às intervenções das diferentes forças políticas representadas no Parlamento Regional, sucederam uma série de interpelações dos jovens deputados sobre o tema que seria depois debatido: Violência Doméstica e no Namoro.   

A delegação da EFTH contou com a presença da deputada Érica de Jesus e o deputado Toni Silva, alunos do curso de Técnico de Restaurante/Bar do 1º Ano, que tiveram a oportunidade de dirigir uma questão aos senhores deputados sobre a política de quotas na política. No debate interescolar que se seguiu, foi proposto o Projeto de Recomendação de Escola, que contém medidas concretas para combater aquele flagelo social. Recorde-se que o Projeto de Recomendação de Escola foi sufragado aquando da realização da Sessão Escolar realizada no passado dia 10 de janeiro.

Sublinhe-se, por último, que a problemática da Violência Doméstica e no Namoro é uma questão que deve preocupar e comprometer energicamente todas as insitutuições e estruturas sociais com intervenção ativa.

Depois desta experiência enriquecedora e pedagógica, os alunos da EFTH já estão a programar o regresso para a edição de 2021.

 

AO Escolas

Utilização de “drone” em atividades escolares
Desde outubro que o Clube de Geocaching tem um drone, podendo assim desenvolver várias outras atividades e trabalhos, que também são uma mais valia para as suas atividades habituais de Geocaching.
 
Escola Secundária da Lagoa
Nova vida para material informático
Somos alunos da turma H do décimo ano, do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e gostaríamos de vos apresentar o nosso projeto “UPgrade”.
 
Escola Secundária da Lagoa
Presépios na EScola III
No Hall de entrada da ESLagoa encontramos mais um presépio. Na sequência do trabalho realizado no ano letivo passado, este é um projeto que cresceu numa uma dinâmica de ciclo e interdisciplinaridade na produção das figuras, todas realizadas com materias reaproveitados. A Turma de Ensino Vocacional, no âmbito da disciplina de Artes e Ofícios, tomou em mãos um projeto com alguma dimensão que enche de luz e de encanto quem passa neste espaço. Mesmo com alguma inconstância letiva, resultante da pandemia, este projeto chegou ao fim com a preciosa colaboração de docentes e assistentes operacionais.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Governo dos Açores quer evitar propagação da doença com cercas sanitárias
O secretário da Saúde do Governo dos Açores declarou, esta sexta-feira, que as duas cercas sanitárias implementadas em São Miguel têm por objetivo "identificar e isolar" os casos de Covid-19 e "garantir que a pandemia não se propaga".
 
Morreu o presidente da Junta de Freguesia das Angústias, na Horta
O presidente da Junta de Freguesia das Angústias, na Horta, ilha do Faial, o social-democrata José Fernando Bagaço, morreu esta sexta-feira, aos 50 anos de idade, vítima de doença prolongada, informou o PSD dos Açores.
 
Resgatado nos Açores tripulante de navio a necessitar de cuidados médicos
 O tripulante de um navio mercante que se encontrava a navegar a 1.204 quilómetros a sudoeste da ilha Terceira, foi resgatado esta sexta-feira, por apresentar "risco de oclusão intestinal", pelo que "necessitava de cuidados médicos imediatos".
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.