Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Nova vida para material informático



Somos alunos da turma H do décimo ano, do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e gostaríamos de vos apresentar o nosso projeto “UPgrade”.

Este é um projeto que está a ser desenvolvido na âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, sob a coordenação de todos os docentes do conselho de turma, dado que reflete as diversas competências que se pretende que os alunos desenvolvam neste âmbito, entre as quais: promover a consciência ecológica e a adoção de comportamentos e atitudes sustentáveis; trabalhar sobre ideias criativas para contribuir de forma palpável e útil para a área em que ocorrerá inovação e aprender novas técnicas de reutilização de materiais e de empreendedorismo. A disciplina foi considerada como área transversal, onde se pretende mobilizar os contributos das diferentes áreas disciplinares, visando o cruzamento dos respetivos conteúdos com os temas da estratégia de educação para a cidadania da unidade orgânica. Visto que a operacionalização poderia ocorrer através do desenvolvimento e concretização de projeto, os alunos sugeriram dar continuidade ao projeto Upgrade, mas com um novo dinamismo, integrando novos domínios e temas, bem como as outras áreas disciplinares, uma vez que o domínio «Desenvolvimento Sustentável» já estava a ser abordado no projeto.

Para quem ainda não conhece o projeto Upgrade, este é dinamizado pelos alunos do curso profissional TGPSI, https://www.instagram.com/tgpsi_esl/,  já há alguns anos e pretende sensibilizar a Comunidade Educativa para a reutilização de todas as peças de material informático, diminuindo os resíduos eletrónicos e produzindo novos materiais, como bijuteria, suportes, recordações, brindes, entre outros. Regra geral, estes objetos renovados serão vendidos e a receita reverterá para a compra de material informático novo necessário ao Curso.  Com este projeto, já se possibilitou a angariação de fundos suficientes e necessários para a aquisição de um computador portátil e de uma webcam, comprado na empresa local TSInformática- Reparações de Computadores, empresa criada por um ex-aluno da nossa Escola, do Curso Tecnológico de Informática.

Durante o ano letivo, iremos criar campanhas de sensibilização, de forma a promover a consciência ecológica e a adoção de comportamentos e atitudes sustentáveis. As diversas atividades do projeto Upgrade poderão ser consultadas através da sua página do Instagram.

Aproveitando o 19º Aniversário da Escola também oferecemos ao Conselho Executivo uma placa comemorativa feita de peças de informática e de homenagem simbólica a este acontecimento. Com este gesto, pretendemos enaltecer todos os membros da nossa comunidade escolar. Agradecendo, assim, o vosso esforço, empenho e dedicação na utilização e manutenção dos equipamentos informáticos e das redes de comunicação das novas Tecnologias de Informação e Comunicação.  A vossa colaboração tem vindo a motivar e cativar os alunos no sentido de nos tornar mais proactivos e empenhados no processo de aprendizagem, tornando esta Escola Inovadora…


Alunos do Curso Profissional TGPSI - 10ºH

AO Escolas

EFTH participa em webinário sobre vacinação
A Escola de Formação Turística e Hoteleira participou no webinário “A importância da vacinação”, dinamizado pelo Observatório Microbiano dos Açores (OMIC), em parceria com a Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel (USISM) e com a Delegação de Saúde de Ponta Delgada.
 
Escola de Formação Turística e Hoteleira

Notícias AO

São Miguel deverá sair do patamar de alto risco
Secretário regional da Saúde revelou que a ilha deixará de estar em situação de calamidade
 
Manifesto que pede alterações no combate à pandemia com mais de 380 apoiantes
Mais de 380 pessoas já assinaram a petição pública de apoio ao “Manifesto Açoriano Pelos Direitos Fundamentais”, na qual cerca de 50 signatários pedem que a estratégia de combate à pandemia nos Açores seja alterada.
 
São Miguel deverá deixar de estar em situação de alto risco
O secretário da Saúde do Governo dos Açores, Clélio Meneses, avançou, esta quarta-feira, que a ilha de São Miguel deverá deixar de estar no patamar de alto risco de contágio da Covid-19.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados