Açoriano Oriental
Escola
Escola de Formação Turística e Hoteleira

EFTH na rota dos vinhos do Pico e da Madeira


Rota vinhos atlântico 1

 

A EFTH proporcionou aos alunos e professores da prestigiada Johnson & Wales University um Summer Program Abroad sobre Volcanic Islands Wines, entre 28 de fevereiro e 8 de março.

A viagem pela história sobre regiões e vinhos portugueses começou na EFTH, em sala de aula, com os saberes do Chefe Tiago Paula e Dr. Eduardo Elias. Continuou na Ilha do Pico, começando com uma aula no Centro de Interpretação da Paisagem e Cultura da Vinha. Aí sublinhou-se o engenho e o trabalho árduo da produção de vinho sobre as pedras vulcânicas vulcânicas respingadas de mar. A viagem pela Ilha do Pico prosseguiu com visitas e provas de vinho em vários produtores locais.

A fascinante viagem seguiu para a Ilha da Madeira onde alunos e professores ficaram a conhecer como, entre a montanha e o mar, se produzem vinhos tranquilos frescos e vinhos licorosos complexos e intensos. Para tal, o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira recebeu o grupo com um Masterclass abordando as várias temáticas e caracteristicas desse vinho único no mundo, terminando com uma prova comentada de vinhos. No itinerário Madeirense constaram ainda visitas a várias empresas e produtores locais com as respetivas provas de vinhos.

De regresso a S. Miguel, ainda antes de partirem para os EUA, os alunos e professores da Johnson & Wales University, terão a ocasião de descobrir a riqueza gastronómica e natural de S.Miguel, culminando com as relaxantes águas termais do Vale das Furnas. 

O vinho é como ouro em garrafas, cuidado e curado por gerações ancestrais que perpetuam aos vindouros as maravilhas que ele contém. E como Vinho é Vida, brindemos a ela!

 

AO Escolas

EFTH prepara arranque do 3º Período
Ainda que pelos motivos que se conhecem, o futuro começou a ser reinventado e nada vai fazer parar o plano formativo e pedagógico da EFTH.
 
Escola de Formação Turística e Hoteleira
Iª Feira do Livro da Biblioteca da ESLagoa
Para Voltaire, “A leitura engrandece a alma”. Já, para Saramago, “A leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar em um lugar” e outros há que associam “leitura” a viagem, fonte de prazer, enriquecimento de alma, de conhecimento, de comunicação com o passado ou, simplesmente, uma forma de aumentar o vocabulário e de aprimorar a ortografia. Motivar os alunos para a leitura, visto os inúmeros benefícios que esta acarreta, numa sociedade em que a prioridade são as tecnologias e as redes sociais, tem sido o principal foco da biblioteca da Escola Secundária de Lagoa. Neste sentido, para além de outras atividades que desenvolve ao longo do ano, a biblioteca promoveu, entre os dias 10 e 13 de março, uma Feira do Livro.
 
Escola Secundária da Lagoa
Sentir, pensar, crescer e inspirar em casa!
Urge gerir o tempo. A comunidade educativa está resguardada em casa para combater a propagação do Covid-19. Mas não há razão para baixar as mãos, o ecrã do computador poderá ser um meio para nos mantermos ligados, colaborarmos e aprendermos.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Embarcações de pesca da Povoação e da Ribeira Quente apenas podem descarregar na Ribeira Quente
A partir de quarta-feira, dia 1 de abril, a acostagem de embarcações de pesca e as descargas de pescado nos portos da Povoação e da Ribeira Quente, serão limitadas.
 
Aumenta para quatro o número de infetados no sistema prisional
O Ministério da Justiça revelou que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública.
 
Aulas virtuais podem criar “situações de desigualdade” entre alunos
As aulas virtuais adotadas face ao encerramento das escolas devido à pandemia de Covid-19 podem "criar situações de desigualdade", porque nem todos os alunos dispõem de computador e Internet, lembrou esta terça-feira o Sindicato dos Professores da Região Açores.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.