Escola

Escola de Formação Turística dos Açores

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Uma viagem pelos vinhos do Atlântico

EFTH na rota dos vinhos do Pico e da Madeira

A EFTH proporcionou aos alunos e professores da prestigiada Johnson & Wales University um Summer Program Abroad sobre Volcanic Islands Wines, entre 28 de fevereiro e 8 de março.


A viagem pela história sobre regiões e vinhos portugueses começou na EFTH, em sala de aula, com os saberes do Chefe Tiago Paula e Dr. Eduardo Elias. Continuou na Ilha do Pico, começando com uma aula no Centro de Interpretação da Paisagem e Cultura da Vinha. Aí sublinhou-se o engenho e o trabalho árduo da produção de vinho sobre as pedras vulcânicas vulcânicas respingadas de mar. A viagem pela Ilha do Pico prosseguiu com visitas e provas de vinho em vários produtores locais.

A fascinante viagem seguiu para a Ilha da Madeira onde alunos e professores ficaram a conhecer como, entre a montanha e o mar, se produzem vinhos tranquilos frescos e vinhos licorosos complexos e intensos. Para tal, o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira recebeu o grupo com um Masterclass abordando as várias temáticas e caracteristicas desse vinho único no mundo, terminando com uma prova comentada de vinhos. No itinerário Madeirense constaram ainda visitas a várias empresas e produtores locais com as respetivas provas de vinhos.

De regresso a S. Miguel, ainda antes de partirem para os EUA, os alunos e professores da Johnson & Wales University, terão a ocasião de descobrir a riqueza gastronómica e natural de S.Miguel, culminando com as relaxantes águas termais do Vale das Furnas. 

O vinho é como ouro em garrafas, cuidado e curado por gerações ancestrais que perpetuam aos vindouros as maravilhas que ele contém. E como Vinho é Vida, brindemos a ela!

Mais lidas

Nenhum artigo disponível para leitura.

AO Escolas

Oferta Formativa 2024.2026
Oferta Formativa 2024.2026
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
Escola Profissional da Povoação
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica. Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
Escola Secundária da Lagoa
1ª OBSERVAÇÃO ASTRONÓMICA COM TELESCÓPIO DO CLUBE DE ASTRONOMIA
1ª OBSERVAÇÃO ASTRONÓMICA COM TELESCÓPIO DO CLUBE DE ASTRONOMIA
No âmbito da participação no Projeto Exoclock da Missão Espacial ARIEL pela parceria estabelecida entre o OASA - Observatório Astronómico de Santana, Açores e o Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, foram realizados no OASA na noite de 21 para 22 de junho de 2024, os primeiros testes do equipamento destinado a este projeto. Esta observação astronómica foi realizada com o apoio de funcionários do OASA e dos astrónomos amadores João Porto e Valter Reis.
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

“A Escultura é aquilo que eu nasci para fazer”
“A Escultura é aquilo que eu nasci para fazer”
Catarina Alves. Escultora e criadora da marca “Pedras de Lava”, tem construído um percurso artístico que une tradição e inovação, arte e sustentabilidade, incluindo a força do basalto negro dos Açores nos seus projetos, que já passam fronteiras
ARCOA quer conquistar novos mercados para valorizar a carne de borrego
ARCOA quer conquistar novos mercados para valorizar a carne de borrego
Valorização da carne de borrego de Santa Maria passa pela conquista de novos mercados. Secretário Regional da Agricultura e Alimentação aponta a ilha de São Miguel como o primeiro mercado a ter de ser conquistado pela Associação Regional dos Criadores de Caprinos e Ovinos dos Açores (ARCOA), instituição sediada em Santa Maria
Falta de bombeiros voluntários é problema sem fim à vista
Falta de bombeiros voluntários é problema sem fim à vista
Presidente da Federação dos Bombeiros dos Açores reconhece que é cada vez mais difícil recrutar novos bombeiros. Melhores ordenados e mais regalias ajudariam muito, mas há também que ter em conta a questão educacional, num tempo em que as pessoas estão cada vez menos disponíveis para dar de si aos outros