
Educação Física escolar nos tempos atuais: que práticas?

A realidade pandémica que vivemos, com as medidas necessárias a aplicar, vieram colocar em causa a condição física dos nossos alunos e a prática da atividade física regular, orientada e satisfatória, imprescindível para um desenvolvimento integral e eclético dos mesmos.
É importante refletir, mais que nunca, que práticas seguir e aplicar para que não se verifiquem estatísticas de que a realidade da obesidade infantil continua elevada, ou ainda, mais elevada. Desta forma, e aqui, na Escola Secundária de Lagoa, a opinião dos docentes foi unânime, em acentuar a prática na condição física dos alunos, privilegiando a prática individualizada/orientada, no sentido de recuperar e melhorar o que possa ter regredido nos meses de confinamento. Obstante esta decisão, e não querendo colocar de lado, o valor que a prática das Atividades Físicas Desportivas representam para o desenvolvimento e aquisição de competências essenciais para os alunos, estas atividades irão ser desenvolvidas, da melhor forma possível, mas de uma forma condicionada. Trabalhando assim a cooperação, o fairplay, o espírito de grupo/equipa, a entreajuda, no que diz respeito a aquisições fundamentais para o desenvolvimento pessoal e social do aluno, não deixando para trás o trabalho técnico/tático de cada modalidade, também de forma condicionada mas exequível.
Enquanto continuarmos nesta situação/realidade “anómala”, iremos continuar a sensibilizar e a motivar os nossos alunos para a regularidade da prática de atividade física, responsável e realizada de forma segura, seja na escola, no clube ou em casa.
Maria de Jesus Fonseca
Coordenadora de Educação Física da Escola Secundária de Lagoa
Mais notícias
Mais lidas
Notícias AO


