
Educação Física escolar nos tempos atuais: que práticas?

A realidade pandémica que vivemos, com as medidas necessárias a aplicar, vieram colocar em causa a condição física dos nossos alunos e a prática da atividade física regular, orientada e satisfatória, imprescindível para um desenvolvimento integral e eclético dos mesmos.
É importante refletir, mais que nunca, que práticas seguir e aplicar para que não se verifiquem estatísticas de que a realidade da obesidade infantil continua elevada, ou ainda, mais elevada. Desta forma, e aqui, na Escola Secundária de Lagoa, a opinião dos docentes foi unânime, em acentuar a prática na condição física dos alunos, privilegiando a prática individualizada/orientada, no sentido de recuperar e melhorar o que possa ter regredido nos meses de confinamento. Obstante esta decisão, e não querendo colocar de lado, o valor que a prática das Atividades Físicas Desportivas representam para o desenvolvimento e aquisição de competências essenciais para os alunos, estas atividades irão ser desenvolvidas, da melhor forma possível, mas de uma forma condicionada. Trabalhando assim a cooperação, o fairplay, o espírito de grupo/equipa, a entreajuda, no que diz respeito a aquisições fundamentais para o desenvolvimento pessoal e social do aluno, não deixando para trás o trabalho técnico/tático de cada modalidade, também de forma condicionada mas exequível.
Enquanto continuarmos nesta situação/realidade “anómala”, iremos continuar a sensibilizar e a motivar os nossos alunos para a regularidade da prática de atividade física, responsável e realizada de forma segura, seja na escola, no clube ou em casa.
Maria de Jesus Fonseca
Coordenadora de Educação Física da Escola Secundária de Lagoa
Mais notícias
Notícias AO


