Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Educação Física escolar nos tempos atuais: que práticas?


Atividade Física

A realidade pandémica que vivemos, com as medidas necessárias a aplicar, vieram colocar em causa a condição física dos nossos alunos e a prática da atividade física regular, orientada e satisfatória, imprescindível para um desenvolvimento integral e eclético dos mesmos.

É importante refletir, mais que nunca, que práticas seguir e aplicar para que não se verifiquem estatísticas de que a realidade da obesidade infantil continua elevada, ou ainda, mais elevada. Desta forma, e aqui, na Escola Secundária de Lagoa, a opinião dos docentes foi unânime, em acentuar a prática na condição física dos alunos, privilegiando a prática individualizada/orientada, no sentido de recuperar e melhorar o que possa ter regredido nos meses de confinamento. Obstante esta decisão, e não querendo colocar de lado, o valor que a prática das Atividades Físicas Desportivas representam para o desenvolvimento e aquisição de competências essenciais para os alunos, estas atividades irão ser desenvolvidas, da melhor forma possível, mas de uma forma condicionada. Trabalhando assim a cooperação, o fairplay, o espírito de grupo/equipa, a entreajuda, no que diz respeito a aquisições fundamentais para o desenvolvimento pessoal e social do aluno, não deixando para trás o trabalho técnico/tático de cada modalidade, também de forma condicionada mas exequível.

Enquanto continuarmos nesta situação/realidade “anómala”, iremos continuar a sensibilizar e a motivar os nossos alunos para a regularidade da prática de atividade física, responsável e realizada de forma segura, seja na escola, no clube ou em casa.

Maria de Jesus Fonseca
Coordenadora de Educação Física da Escola Secundária de Lagoa

AO Escolas

4.ª Edição Desafio Kahoot Cultura Geral dos Açores
Nos dias 8 e 9 de junho, Ponta Delgada recebeu alunos de todas as ilhas do Arquipélago para disputarem entre si a final regional da 4.ª Edição do Desafio Kahoot de Cultura Geral dos Açores.
 
Escola Básica Integrada Canto da Maia
O Florir das Palavras
De 16 de maio a 22 de junho, a Escola Básica Integrada Canto da Maia encheu-se de vida e cor, com mais uma edição do projeto “O Florir das Palavras”. Esta iniciativa da Biblioteca Escolar Emanuel Jorge Botelho, que já vai na sua terceira edição, envolveu alunos e docentes de todos os ciclos e anos de escolaridade na celebração da poesia, nas suas mais diversas formas, e culminou numa apresentação a 22 de junho, no auditório da escola.
 
Escola Básica Integrada Canto da Maia
Dia Mundial da Criança
No dia 1 de junho de 2022, os alunos da EB1/JI da Lomba do Loução celebraram em grande a infância! O Dia Mundial da Criança foi assinalado com um convívio na Quinta da Madeira Velha, onde não faltou música, dança, pipocas, pinturas faciais e muita alegria.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação

Notícias AO

Moção de censura do Chega visa tentar ensombrar congresso do PSD, diz PCP
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou hoje que a moção de censura ao Governo anunciada pelo Chega pretende tentar ensombrar o Congresso do PSD.
 
É abstruso que se fale em Alcochete e simultaneamente no Montijo, diz Jerónimo
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou hoje abstruso que se fale na localização do futuro aeroporto do país em Alcochete e simultaneamente no Montijo.
 
Ovação a Passos Coelho depois de militante pedir reconhecimento do seu legado
O congresso do PSD fez hoje uma ovação de pé a Pedro Passos Coelho quando um militante considerou “um erro” que o partido tenha sido tímido na defesa do legado do antigo primeiro-ministro, a quem o país deve reconhecimento.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados