Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Campanha #ficaadica alerta alunos da ESLagoa para os perigos que espreitam pelas janelas das novas tecnologias.



Na passada quinta-feira, dia 13 de fevereiro, no auditório da EScola Secundária de Lagoa teve lugar uma ação de sensibilização para alguns comportamentos de segurança Online promovida pelo Banco de Portugal. A campanha #ficaadica tem como objetivo sensibilizar os jovens em idade escolar para os cuidados a ter na utilização dos canais digitais e envolver a comunidade educativa neste propósito.

Foram noventa minutos de sensibilização e informação sobre o uso das novas tecnologias que os participantes não vão esquecer. Esta sessão contou com uma breve apresentação da campanha #ficaadica a que se seguiu uma ação que colocou os alunos em palco com atividades práticas, no desenvolvimento de um jogo que se repartiu em três partes distintas. A primeira parte trabalhou a fraude através da forma de email, um recurso cada vez mais comum e que tantas vezes esconde grandes ratoeiras. A segunda parte do jogo versava sobre a segurança das passwords cuja atenção deve ser cada vez maior para se conseguirem chaves seguras. Por fim, foram trabalhados os telefonemas numa tentativa de despertar os participantes e todos os presentes para o crescente número de chamadas fraudulentas que todos os dias chegam aos nossos ouvidos.

Para o Banco de Portugal, “os jovens são o segmento da população que mais capacidade e facilidade tem no uso das novas tecnologias. Porém, essa confiança na utilização de canais digitais pode levá-los a descurar regras de segurança fundamentais que devem ser observadas na utilização dos mesmos. Através da Internet e de dispositivos móveis (como smartphones e tablets) é também hoje possível aceder a produtos e serviços bancários a qualquer momento e em qualquer lugar, de forma rápida e conveniente. Mas a utilização de canais digitais também acarreta riscos relacionados com a segurança das operações, o acesso mais facilitado a produtos e a compra por impulso.”

“Durante o ano letivo 2018/2019, o Banco de Portugal iniciou esta campanha com a divulgação de materiais específicos para jovens, disponíveis na área de “Formação financeira” do Portal do Cliente Bancário e no Instagram do Banco de Portugal. Estes materiais foram reunidos numa brochura que foi distribuída por escolas do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário por todo o país e que se encontra disponível em https://clientebancario.bportugal.pt/pt-pt/material/5-dicas-para-ficares-mais-seguro-online-ficaadica.”

AO Escolas

“Semana Mundial do Espaço” na Escola Secundária da Lagoa
Realizou-se entre 4 e 10 de outubro do corrente ano a Semana Mundial do Espaço 2025, sob a temática: “Viver no Espaço”. Este evento foi promovido, pela quarta vez consecutiva, pelo Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, em conjunto com o Observatório Astronómico de Santana Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Oferta Formativa 2024.2026
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
 
Escola Profissional da Povoação
Ano Letivo 2024/2025
Encontra-se aberto, até ao próximo dia 15 de agosto de 2024, concurso para formadores externos.
 
EPROSEC - Escola Profissional

Notícias AO

Consórcio tem novo prazo para apresentar proposta
O Açoriano Oriental noticia que o consórcio Newtour/MS Aviation tem agora até dia 24 para entregar uma proposta formal para a privatização da Azores Airlines
 
Número de passageiros desembarcados nos aeroportos dos Açores baixa pelo segundo mês consecutivo
Os Açores registaram cerca de 181 mil passageiros desembarcados em aeroportos no mês de outubro, menos 1,1% do que no período homólogo, segundo dados divulgados hoje pelo Serviço Regional de Estatística (SREA).
 
Transferências do Estado para freguesias deve ser equitativa
O presidente da Fundação para os Estudos e Formação das Autarquias Locais (FEFAL) defendeu hoje no parlamento açoriano, em Ponta Delgada, que a transferência de verbas do Estado para as autarquias deve ser feita de forma mais equitativa.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.