Açoriano Oriental
Vitória para os estreantes Rui Silva e Jéssica Augusto
Os "estreantes" Rui Silva, Sporting, e Jessica Augusto, Maratona CP, foram os vencedores esperados da São Silvestre do Porto

Autor: Lusa/AO

Os "estreantes" Rui Silva, Sporting, e Jessica Augusto, Maratona CP, foram os vencedores esperados da São Silvestre do Porto, em atletismo, marcada por pódios inteiramente portugueses.
 A correr pela primeira vez nas artérias da baixa do Porto, Rui Silva, que teve em Paulo Gomes, da Conforlimpa, o principal adversário, repetiu o triunfo alcançado sexta-feira na Volta à Cidade do Funchal.
Surpreendido pelo "exigente mas bem idealizado" trajecto da prova, "com muitas subidas e descidas", Rui Silva, campeão do Mundo de 1.500 metros em pista coberta de 2001, controlou os 10 quilómetros em gestão de esforço e admitiu que terminou "com alguma dificuldade".  Rui Silva congratulou-se pelo facto de os pódios "terem sido ocupados por portugueses, apesar da participação de poucos atletas estrangeiros", alguns dos quais, como os quenianos, ausentes por dificuldades com os voos motivadas pela crise política que se vive no Quénia. 
O atleta do Sporting, medalha de bronze olímpica nos 1.500 metros em Atenas2004, percorreu o trajecto em 29.48 minutos, impondo-se na parte final da subida junto à Câmara do Porto a Paulo Gomes, segundo classificado (29.51), e Rui Pedro Silva, do Maratona (30.34), campeão nacional de corta-mato.
No sector feminino, a vitória pertenceu a Jessica Augusto, do Maratona CP, que, tal como Rui Silva, correu pela primeira vez no Porto, à frente de Fernanda Ribeiro (segunda), do Valência, e Vanessa Fernandes (terceira), do Benfica.
 "Para ser a primeira vez que corro no Porto, o resultado não podia ser melhor", referiu a bicampeã nacional de corta-mato, que foi a mais rápida a cumprir o "percurso difícil" da prova, com muitas subidas e descidas.
Jessica Augusto cumpriu os 10 mil metros do percurso em 33.20 minutos, tendo sido seguida pela antiga campeã olímpica Fernanda Ribeiro (34.17) - terceira na Madeira - e por Vanessa Fernandes (34.46), campeã do Mundo de triatlo.
Depois do segundo lugar na Madeira, atrás da queniana Eunice Jepkoprir, Jessica Augusto chegou ao lugar mais alto do pódio portuense. Fernanda Ribeiro, que foi terceira no Funchal, repetiu a presença nos "degraus".
Vanessa Fernandes, segunda classificada na edição de 2006, voltou a brilhar nas artérias portuenses e terminou no terceiro lugar, que muito a satisfez dado se encontrar no início de uma época olímpica.
Esperança lusa para uma medalha de ouro no triatlo nos Jogos Olímpicos de Pequim, Vanessa Fernandes integrou a prova na sua preparação e afirmou ter sido "uma participação muito positiva".
A 14ª edição da São Silvestre do Porto contou com a presença de cerca de 6.000 participantes, muitos dos quais na variante popular de "mini-caminhada" (4.000 metros), e teve o tiro de partida dado por Aurora Cunha.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados