Açoriano Oriental
Viola da Terra certificada como produto da marca ‘Artesanato dos Açores’

A Vice-Presidência do Governo aprovou a certificação da Viola da Terra pela marca ‘Artesanato dos Açores’, que já conta com 21 produtos certificados e mais de 90 unidades produtivas artesanais (UPA) com o selo de certificação.

Viola da Terra certificada como produto da marca ‘Artesanato dos Açores’

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Uma portaria publicada em Jornal Oficial, esta segunda-feira, reconhece como produto artesanal na área do trabalho em madeira, mais especificamente, no fabrico de instrumentos musicais de corda, a Viola da Terra, também conhecida por ‘viola de arame’, ‘viola de dois corações’ ou ‘viola de 12 cordas’, como integrante da marca coletiva de origem ‘Artesanato dos Açores’.


A 'viola de 12 cordas', ao chegar aos Açores, no século XV, assumiu caraterísticas comuns em todas as ilhas, mantendo os seus traços primitivos, mas foi adquirindo afinações e particularidades diferenciadas, adianta nota do executivo.


Assim, transforma-se no mais típico instrumento musical do arquipélago dos Açores, desempenhando ao longo dos tempos um papel importante nos cantares festivos, balhos, derriços, desgarradas, desafios e despiques e, por isso, adquire grande importância social e cultural na vida dos Açorianos.


A Viola da Terra é um instrumento construído nos moldes clássicos das técnicas tradicionais, totalmente artesanais, sendo que os violeiros açorianos se tornaram artistas exímios na combinação de madeiras locais e exóticas, constituindo assim um produto emblemático do artesanato local.


Com mais esta certificação, agora oficializada, o Governo Regional reforça a medida de criação da marca 'Açores', a qual prevê uma abrangência mais global, incluindo, para além do artesanato, produtos ligados à produção agrícola, à indústria transformadora e ao turismo, reconhecendo a qualidade e a excelência dos produtos regionais.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados