Açoriano Oriental
Surf
Vencedores inesperados no Ribeira Grande Pro 08
Eduardo Fernandes e Carina Duarte foram os vencedores do Ribeira Grande Pro 08, terceira etapa do Campeonato Nacional de Surf Open e Feminino ANS Tour 2008, que decorreu no areal de Santa Bárbara
Vencedores inesperados no Ribeira Grande Pro 08

Autor: Arthur Melo

O surfista brasileiro naturalizado português, 34º do ranking, venceu na final o grande favorito à vitória e actual líder do campeonato, Ruben Gonzalez, depois de 25 minutos de muita competitividade na procura das melhores ondas.

Apesar de derrotado em São Miguel, Ruben Gonzalez mantém a primeira posição do campeonato e está bem colocado para voltar a conquistar o título, aquele que poderá ser o quarto na sua carreira.

Mas o grande destaque vai por inteiro para Eduardo Fernandes. Realizando boas prestações ao longo de toda a etapa açoriana, o surfista brasileiro deixou para trás David Luís (3º do ranking) numa meia final muito equilibrada, enquanto que o acesso à final por parte de Ruben Gonzalez deu-se após eliminar, com alguma facilidade, João Guedes (4º).

Na decisiva bateria, Fernandes acabou por ser mais feliz na escolha das ondas, obtendo um resultado que já perseguia há algum tempo.

"Há algum tempo que pretendia conquistar um bom resultado. Na primeira etapa fiquei em quinto mas estava bastante motivado para esta, procurando alcançar um lugar na final. Consegui vencer depois de um luta bastante interessante. O Ruben conseguiu também notas muito altas mas acabei por ser mais feliz e não cabo em mim de contente por ter alcançado esta vitória", afirmou, entre rasgados sorrisos, o vencedor.

A convicção de que um bom resultado poderia ser alcançado foi aumentando à medida que Eduardo Fernandes foi ultrapassando as rondas.

"Realizei boas baterias, ao mesmo tempo que fui estudando as condições que o mar apresentava e que foram bastante difíceis. Felizmente tudo correu bem e acabei a etapa com uma vitória" que possibilitará o surfista brasileiro galgar muitas posições no Ranking.

Jovem de 14 anos estreia-se a ganhar

Carina Duarte tornou-se, na Ribeira Grande, na atleta mais jovem a vencer uma etapa do Circuito.

Este feito estava na posse de Ana Sarmento, de 15 anos, que o havia conquistado na prova anterior, em Santa Cruz. Mas, no areal de Santa Bárbara, a jovem de 14 anos, mesmo nos instantes finais do heat, encontrou a onda que a levaria à vitória, batendo Francisca Santos que liderou durante a maior parte do tempo da decisiva bateria.

Quarta do ranking à entrada para o Ribeira Grande Pro 08, a mais jovem surfista do circuito nacional poderá saltar para o primeiro ou segundo lugar, atendendo a que a prestação de Filipa Prudêncio (actual líder) quedou-se apenas por um terceiro lugar na prova que possibilita aos competidores somar o maior número de pontos para o Ranking.

Natural da Ericeira, Carina Duarte não escondia a sua enorme alegria pela conquista da sua primeira vitória, fazendo votos para que seja a primeira de muitas.

"Esta vitória sabe-me bastante bem. Foi a minha primeira vitória em uma etapa do Nacional e que desejo não seja a única", expressou o desejo a jovem de 14 anos, uma promessa do surf feminino português.

A vitória acabou por lhe sorrir já muito perto do final, numa altura em que os nervos já tomavam conta e toldavam o melhor discernimento da atleta.

"As ondas estavam difíceis de encontrar, pelo que foi bastante difícil. Só mesmo na última é que consegui e acabou por valer a pena o esforço. A vitória surgiu mesmo no fim e ao longo de toda a bateria tentei dar o meu máximo mas já me encontrava tão nervosa que cheguei mesmo a cair na última onda. Mas, felizmente, ainda deu, que é o que interessa", concluiu com novo sorriso que transparecia uma enorme satisfação e sensação de alívio por ter conseguido alcançar aquilo a que se propunha, ou seja, a conquista da vitória.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados