Veleiros da regata AZAB rumam a Falmouth

Veleiros da regata AZAB rumam a Falmouth

 

Arthur Melo   Outras modalidades   19 de Jun de 2019, 11:05

O início da segunda perna da regata Azores And Back Race (AZAB) 2019 foi um autêntico teste às capacidades de navegação dos skippers das 32 embarcações que ontem largaram de São Miguel rumo a Falmouth.

O vento fraco que se fazia sentir ao início da tarde na costa sul da ilha aumentou as dificuldades dos participantes que precisaram de recorrer aos seus dotes de experimentados marinheiros para contornar a falta de vento que se fez sentir junto a Ponta Delgada.


Após a largada, que foi dada pelo NRP ‘Viana do Castelo’, as tripulações dos veleiros não pouparam esforços no sentido de conseguir manobrar as suas embarcações. Nove optaram por seguir viagem para nascente da ilha de São Miguel e os restantes 23 iates rumaram a poente, em direção aos Mosteiros, onde conseguiram encontrar vento mais forte, assumindo logo de imediato a dianteira o ‘Akouavi’ do skipper Chris Swallow. Já o ‘Arethusa of Yealm” optou por rumar primeiro a sul, posicionando-se mais longe da costa no sentido de apanhar vento mais forte, tendo posteriormente o skipper Mervyn Wheatley optado por seguir rumo a oeste, tomando o mesmo caminho que a maioria dos participantes adotou para iniciar o regresso a casa.


Até Falmouth, os participantes na prova promovida pelo The Royal Cornwall Yacht Club, com o apoio do Clube Naval de Ponta Delgada, têm 1200 milhas náuticas para percorrer.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.