Açoriano Oriental
Óbito/Zuraida Soares
Vasco Cordeiro lembra mulher destemida e parlamentar aguerrida

O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, lembrou a antiga coordenadora do BE nos Açores Zuraida Soares, falecida este sábado, como uma "mulher destemida, uma política combativa e uma parlamentar aguerrida".

Vasco Cordeiro lembra mulher destemida e parlamentar aguerrida

Autor: AO Online/ Lusa

“Zuraida Soares era uma mulher destemida, uma política combativa e uma parlamentar aguerrida. Mas, para além de todas essas vertentes, não tenho qualquer dúvida em afirmar que Zuraida Soares foi uma açoriana de corpo inteiro, que amou esta terra, que tinha uma ideia muito clara do que queria para a nossa região e que assumia, sem peias, a defesa desse ideal. E isso sobreleva em muito a circunstância de um local de nascimento", considerou Vasco Cordeiro, em nota de pesar enviada à imprensa.

O governante reconhece ter discordado muito da bloquista, e, "em alguns casos, muito vivamente, do percurso e do caminho" a trilhar politicamente.

"Se isso, porventura, nos separava, estou convicto que o objetivo de uns Açores cada vez melhores nos aproximava. Nesta hora de luto, em meu nome e no nome do Governo dos Açores apresento à sua família, aos seus amigos e ao Bloco de Esquerda as mais sentidas condolências", conclui Vasco Cordeiro.

A antiga coordenadora e primeira deputada do Bloco de Esquerda nos Açores, Zuraida Soares, morreu hoje aos 67 anos, vítima de doença, informou o partido.

Zuraida Soares foi coordenadora do BE/Açores entre 2004 e 2014, e membro da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda até à X Convenção Nacional, em 2016.

A bloquista foi eleita deputada regional, pela primeira vez, em 19 de outubro de 2008, tendo sido reeleita em 14 de outubro de 2012 e 16 de outubro de 2016.

Zuraida Soares havia deixado o parlamento dos Açores em 20 de setembro de 2018, tendo na ocasião sido aplaudida de pé pelas demais bancadas.

Nascida em Lisboa em 26 de julho de 1952, Zuraida Soares era licenciada em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa, tendo-se formado posteriormente em Ciências da Educação.

A bloquista tinha também uma pós-graduação em Filosofia Contemporânea e Filosofia Medieval.

Na página Esquerda.net, o Bloco lembra que Zuraida Soares se destacou como defensora dos direitos sociais, dos direitos das mulheres, da autonomia dos Açores e era uma lutadora “por uma sociedade e por uma terra sem amos”.

Na despedida do parlamento açoriano, em 2018, afirmou: “Não há nada que dê mais colorido e força à vida do que lutar por uma sociedade mais digna, mais democrática, mais humana, mais tolerante, mais decente, e sobretudo, no fim, por uma sociedade e por uma terra sem amos”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados