Açoriano Oriental
Vasco Cordeiro defende análise sobre impacto do acordo EUA-UE nos Açores
O presidente do Governo dos Açores anunciou que vai avançar para uma "análise prospetiva" sobre o impacto, ao nível dos diferentes sectores regionais, da parceria comercial EUA-UE na região.
Vasco Cordeiro defende análise sobre impacto do acordo EUA-UE nos Açores

Autor: Lusa/AO online

“O Governo dos Açores pretende avançar para a elaboração de uma análise prospetiva e mais detalhada sobre a parceria transatlântica EUA-EU, que nos permita aferir, com detalhe e ao nível dos vários setores, quais os impactos futuros para a região deste acordo comercial e aduaneiro entre estes dois ‘gigantes’ mundiais”, referiu Vasco Cordeiro.

O líder do governo açoriano, que encerrou na ilha das Flores o colóquio internacional “Açores e as fronteiras da Europa”, especificou que se pretende com esta iniciativa ir para além dos dados revelados por um estudo recente encomendado pela Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O presidente do executivo açoriano destacou que se deve acompanhar “cuidadosamente” e “avaliar” a complexidade de todo o processo, daí que nos Açores se “assume as vantagens de se proceder a uma abordagem mais aprofundada e específica”.

Vasco Cordeiro acrescentou que esta abordagem defendida deve ter em consideração a “inserção insular e atlântica central”, bem como a “mais-valia” das infraestruturas portuárias e aeroportuárias, a par da diáspora e do relacionamento dos Açores com os EUA.

Vasco Cordeiro apontou a importância do acordo comercial entre os blocos americano e europeu para a Europa e Portugal, que assume nos Açores uma “relevância específica e um enquadramento particular”.

“Este é um assunto que o Governo dos Açores segue com grande interesse e proactivamente, pelas implicações e oportunidades económicas que pode representar para a região, numa ação que se manifestou, desde o início deste processo negocial, que ocorreu no ano passado, na identificação dos interesses específicos que a região pretende salvaguardar no quadro global da negociação”, referiu o presidente do executivo regional.

Vasco Cordeiro considera que “embora os estudos macroeconómicos já realizados sobre a parceria transatlântica - quer a nível da União, quer também a nível nacional – concluam por um impacto globalmente positivo para a economia”, estas conclusões, frisou, “não nos devem tranquilizar”.

“Devem antes servir para melhor nos prepararmos, em conjunto com os parceiros sociais e setores económicos dos Açores, para os respetivos desafios”, declarou.

Vasco Cordeiro defendeu ainda que o país e a Comissão Europeia e Parlamento Europeu devem valorizar e pugnar pelo “papel estratégico que os Açores assumem no Atlântico Norte”, que poderá ser alvo de um reforço por via do aumento das trocas comerciais entre os EUA e a UE.

O presidente do Governo dos Açores pretende que a academia açoriana seja a parceira do executivo na elaboração da "análise prospetiva".

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.