Açoriano Oriental
Várias manifestações previstas para hoje junto ao parlamento
Sindicatos, professores, movimentos sociais, agricultores, reformados e estivadores vão esta terça-feira concentrar-se junto à Assembleia da República para contestar a aprovação final do Orçamento do Estado (OE) para 2013.

Autor: Lusa/AO online

No dia em que o OE para 2013 é votado na Assembleia da República, a central sindical CGTP tem marcada uma manifestação para as 10:00 em três pontos de Lisboa - Jardim da Estrela, Rato e Santos - rumo ao parlamento.

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, apelou à participação de “todos os que são vítimas da política de austeridade, exploração e empobrecimento do Governo PSD/CDS”.

A Federação Nacional dos Professores (FENPROF) vai participar na manifestação da CGTP, concentrando-se no Jardim da Estrela para depois desfilar até ao parlamento,

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) vai manifestar-se contra a aprovação do OE e agendou uma concentração junto à Assembleia da República, local que também vai contar com a Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI) que vão protestar contra “as medidas penalizadoras” do OE.

Os movimentos sociais ativistas Associação de Combate à Precariedade, Precários Inflexíveis, Indignados de Lisboa, Marcha Mundial das Mulheres, Movimento de Alternativa Socialista, Movimento Sem Emprego, Panteras Rosas, PCTP/MRPP, Plataforma 15 de Outubro, Recreativa dos Anjos, SOS Racismo e Socialismo Revolucionários também já confirmaram presença no protesto junto ao parlamento.

Também o Sindicato dos Estivadores do Centro e Sul já anunciou que vai estar presente na manifestação, bem como a "Rede 14N", movimento criado na sequência da greve geral de 14 novembro.

Associações de militares e o Sindicato Nacional da Polícia (SINAPOL) anunciaram que vão assistir nas galerias da Assembleia da República à votação final do OE para o próximo ano.

Contactada pela agência Lusa, fonte da Polícia de Segurança Pública afirmou que o policiamento para a manifestação junto ao parlamento é semelhante ao dos protestos anteriores, estando previsto vários condicionamentos ao trânsito nos locais de concentração e por onde passa a manifestação.

Segundo o Comando Metropolitano de Lisboa (COMETLIS) da PSP, os acessos à rua de São Bento pelo Jardim da Estrela e Largo do Rato e de Santos vão estar “fortemente condicionados” para precaver a segurança dos manifestantes.

O estacionamento na Avenida 24 de Julho e a Avenida Infante D. Henrique também vai estar condicionado e reservado apenas às viaturas pesadas de passageiros dos manifestantes, adianta o COMETLIS.

Na última concentração realizada junto ao parlamento, a 14 de novembro, e após uma manifestação da CGTP, dezenas de manifestantes atiraram pedras a polícia durante mais de uma hora e esta respondeu com uma carga policial.

Dos confrontos resultaram nove detidos, 21 pessoas identificadas e 48 feridos, dos quais 21 elementos da PSP.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados