Exército

Valorizado património militar dos Açores

Valorizado património militar dos Açores

 

Paulo Faustino   Regional   23 de Nov de 2009, 10:41

O Exército vai celebrar um acordo de cooperação com a Universidade dos Açores (UAç) para a valorização museológica do seu património e catalogação arquivística de documentos militares.
A necessidade de acordo resulta da criação de um centro de documentação no Museu Militar dos Açores, onde estão a ser catalogados e classificados documentos ligados às Forças Armadas.

 Um trabalho que, segundo o chefe do Estado-Maior da Zona Militar dos Açores (ZMA), está a revelar-se de grande interesse para o próprio Exército e para a comunidade científica que se debruça sobre aquele tipo de escritos.

A missão de catalogar arquivos reflecte a parceria entre a UAç e a ZMA. Mas ela não vem de agora. Segundo o tenente-coronel Nuno Rocha, “temos interagido com a Universidade no âmbito da realização de estágios de arquivo e vamos agora formalizar este tipo de cooperação com o protocolo”, a ser firmado a 26 de Novembro.

Refira-se que este é o dia grande da Zona Militar dos Açores pelo facto de comemorar o seu 173º aniversário, ou seja, quando foi passado o decreto régio que cria a 10ª Divisão Militar na Região (a 26 de Novembro de 1836). Comemorações que deverão envolver cerca de 800 militares e serão oficialmente assinaladas nas Portas do Mar.


Leia esta notícia na íntegra no jornal Açoriano Oriental de Segunda-Feira, Dia 23 de Novembro de 2009

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.