Açoriano Oriental
Universidade de Aveiro lança canal na Internet
A Universidade de Aveiro (UA) apresentou o canal televisivo Uaveiro.Tv, que vai disponibilizar conteúdos produzidos para a RTP nos últimos três anos, através da plataforma Aveiro TV, disponível pela Internet e em circuitos fechados.

Autor: Lusa / AO online
Segundo Fernando Ramos, presidente do Centro Multimédia e de Ensino à Distância (CMED) da UA, trata-se de "aumentar as janelas de divulgação do melhor que se faz na Universidade, explorando diferentes plataformas para potenciar o conhecimento, junto da comunidade portuguesa e da lusofonia".

O canal Uaveiro.Tv é desenvolvido em parceria com a Senso Comum, uma empresa de base tecnológica criada em 2002 por antigos alunos da própria Universidade, especializada em software para a Internet, com produtos nas áreas do áudio e vídeo, ferramentas de comunicação e sistemas de informação.

A plataforma Aveiro.Tv, agora explorada pela Universidade com o novo canal televisivo, destina-se a difundir e partilhar canais privados e conteúdos vídeo, com aplicações em canais de formação, canais institucionais e tv interna em circuito fechado.

Uma das possibilidades oferecidas em que a Universidade está interessada, segundo Fernando Ramos, é a capacidade de fornecer uma caracterização mais fina dos seus utilizadores, do que os estudos de audiência da televisão tradicional.

"Vai-nos permitir conhecer melhor as características do potencial público de conteúdos de ciência e tecnologia", comentou o responsável do CMED.

A Universidade de Aveiro colabora com a RTP em produção televisiva desde 2004, altura em que foi desafiada a participar no espaço Universidades do Canal 2.

"Foi o início de um processo que levou a um conjunto alargado de produção de tv e rádio, com programas como o "3810 UA" e "3810 UA Internacional", "Viva a Ciência", todos na RTP, e "Eureka", na TSF", historiou Fernando Ramos, anunciando o lançamento, na próxima semana, de um novo programa radiofónico de divulgação da investigação científica, o "Ciência & Cª", na Antena 1 da RDP.

Segundo João Tedim, da Senso Comum, a parceria com a Universidade de Aveiro corresponde ao interesse da empresa em alargar ao nível nacional o conjunto de conteúdos e canais disponibilizados na plataforma, estando o sistema já preparado para ser compatível com os telemóveis de terceira geração e para a tecnologia TV-IP.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados