Autor: Lusa / AO online
O deputado socialista falava à Agência Lusa, por telefone, no final de uma visita daquela comissão parlamentar à Turquia.
Vitalino Canas fez um “balanço naturalmente muito positivo” da visita, que começou domingo e é “a primeira” de uma Comissão dos Assuntos Europeus à Turquia.
“Encontrámos uma Turquia que continua a ter como objetivo a adesão à União Europeia, embora o processo se esteja a arrastar e existam alguns obstáculos, sobretudo provenientes de alguns Estados membros da União Europeia”, disse.
Além de encontros a nível parlamentar, a comissão reuniu-se também com um dos vice-primeiros-ministros do Governo turco e foi informada do que a Turquia tem estado a fazer para cumprir os critérios de adesão à União, adiantou.
A comissão foi igualmente informada que “a opinião pública turca, que continua a ser muito favorável, está a ser cada vez menos favorável” à adesão ao bloco europeu.
Vitalino Canas disse ainda que os deputados portugueses puderam “falar, não apenas do apoio que tradicionalmente o Estado português dá às adesões de novos Estados à UE, mas também que a maioria, senão todos os partidos portugueses, são favoráveis a essa mesma adesão”.
O presidente da Comissão de Assuntos Europeus considerou que, devido à sua importante dimensão económica e demográfica, a Turquia “representa um grande desafio para a UE, até de afirmação da própria União”.
A delegação parlamentar, que inclui ainda os deputados Ana Catarina Mendes (PS), Luís Rodrigues (PSD), Raul de Almeida (CDS-PP), Cecília Honório (BE) e Honório Novo (PCP), foi convidada para esta visita de trabalho pela sua congénere turca.