Açoriano Oriental
"Tudo preparado para retirada de pessoas de São Jorge"

O presidente do Governo dos Açores disse que “está tudo preparado” para a retirada de pessoas de São Jorge, incluindo um reforço de voos, porque já existem intenções de sair da ilha alvo de uma crise sismovulcânica.

"Tudo preparado para retirada de pessoas de São Jorge"

Autor: Lusa/AO Online

“Temos tudo preparado. O Serviço Regional de Proteção Civil, o CIVISA [Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica]. Temos todas as forças preparadas”, afirmou José Manuel Bolieiro aos jornalistas, no aeroporto de São Jorge, no início da visita oficial à ilha.

O social-democrata indicou que os voos para São Jorge vão ser reforçados para permitir a saída da população.

“Estamos a reforçar os voos para quem queira e já há manifestações de intenções de saída da ilha de São Jorge. Estamos já a alocar os meios e está tudo preparado. Por isso uma palavra de tranquilização”, apontou.

Questionado sobre se a saída de população é prematura, José Manuel Bolieiro disse compreender a “ansiedade” dos cidadãos e reiterou que “antes excessivo na prudência do que negligente na ação”.

“Esta ansiedade é natural e a saída é prudencial na medida em que os familiares [dos jorgenses] que não estão na ilha de São Jorge estão de braços abertos para receber e acolher. Por isso é até uma metodologia e um método muito bom”, apontou.

Sobre as expectativas para o desenvolvimento da crise sismovulcânica, Bolieiro sinalizou que “tudo pode acontecer”.

“Não podemos ter informação que nos possa ser afirmativa e perentória quanto ao que vai acontecer. Tudo pode acontecer, nada pode acontecer”, declarou.

O município das Velas divulgou os “pontos de referência” (para as pessoas que precisam de transporte), os “pontos de receção" (os destinos finais) e os “caminhos de referência” a utilizar em caso de ordem para evacuação das freguesias de Manadas, Urzelina, Santo Amaro, Velas, Norte Grande e Rosais.

O município acrescentou que o “alerta de evacuação será transmitido através da rádio local, das redes sociais das entidades competentes e também através dos sinos das igrejas”.

A atividade sísmica na ilha de São Jorge "continua acima do normal" e nas últimas horas "foram sentidos 11 sismos", informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados