Açoriano Oriental
Trump acusa inspetor-geral demitido de fazer "trabalho terrível" na impugnação

Donald Trump classificou este sábado como "uma desgraça" a maneira como o inspetor-geral dos serviços americanos de inteligência, Michael Atkinson, lidou com a denúncia anónima que conduziu ao processo de impugnação presidencial.

Trump acusa inspetor-geral demitido de fazer "trabalho terrível" na impugnação

Autor: AO Online/ Lusa

"Penso que ele fez um trabalho terrível, terrível", disse em conferência de imprensa o presidente americano, que na noite de sexta-feira demitiu Michael Atkinson sem avançar explicações.

Durante o habitual encontro com a imprensa na Casa Branca, a propósito da propagação da infeção covid-19, Trump criticou duramente Atkinson, embora sem nunca mencionar o nome dele.

"Pegou numa informação falsa e foi a correr para o Congresso. Não é um grande fã de Trump, isso posso garantir-vos", disse o presidente americano, acrescentando que Atkinson devia ter falado primeiro com ele, em vez de avançar com a denúncia.

Na madrugada de sábado a Associated Press avançou que Trump tinha demitido o inspetor-geral dos serviços americanos de inteligência, Michael Atkinson, que recebeu e encaminhou a denúncia anónima que originou o processo de impugnação do presidente americano.

Trump informou o Comité de Inteligência do Senado da decisão, sem avançar explicações.

Em agosto de 2019, Michael Atkinson considerou "credível e preocupante" a queixa apresentada por um membro anónimo dos serviços de inteligência, tendo-a encaminhado para as comissões de supervisão do Congresso, em cumprimento da lei americana.

Na queixa, o denunciante acusava Trump de pressionar a Ucrânia para investigar o ex-vice-presidente e atual candidato democrata às eleições presidenciais deste ano, Joe Biden, e o seu filho Hunter Biden, que integrou o conselho de administração de uma empresa ucraniana de gás.

O Senado dos EUA acabou por absolver o presidente Donald Trump, com um único republicano, o senador Mitt Romney, a votar contra.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.