Açoriano Oriental
Tribunal do Vietname condena ex-ministro a prisão perpétua por corrupção

Um tribunal vietnamita sentenciou este sábado um ex-ministro a prisão perpétua num caso de corrupção multimilionário, pelo qual foram também condenados a longas penas de prisão um outro ministro e uma dúzia de executivos, informou a televisão estatal.

Tribunal do Vietname condena ex-ministro a prisão perpétua por corrupção

Autor: AO Online/ Lusa

Nguyen Bac Son foi acusado de receber subornos no valor de três milhões de dólares (2,28 milhões de euros) para orquestrar a aquisição de um serviço de televisão digital em 2016 em nome da estatal Mobifone, uma das principais operadoras de redes móveis no Vietname, quando era ministro da informação e comunicação.

Son, um ex-oficial militar, ordenou a transação que envolvia a compra de 95% das ações da empresa Audio Visual Global por um equivalente a 383 milhões de dólares (342 milhões de euros), um preço inflacionado quase 10 vezes, informou a televisão estatal, VTV.

Son foi condenado a prisão perpétua por aceitar subornos e a mais 16 anos sob a acusação de violar os regulamentos de gestão de investimentos públicos.

Truong Minh Tuan, ex-deputado de Son que o sucedeu como ministro, foi condenado a 14 anos de prisão pela mesma acusação. Tuan foi acusado de aceitar 500 mil dólares (447 mil euros) em subornos para assinar o acordo de aquisição.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados