Açoriano Oriental
Tempestade tropical Câmara só não assolou o título de Rego

Pedro Câmara alcançou a sua primeira vitória de sempre à geral numa prova do Campeonato dos Açores de Ralis. Luís Miguel Rego foi segundo e reconquistou, um ano depois, o título de campeão dos Açores


Autor: Arthur Melo

Pedro Câmara conquistou ontem, na ilha do Pico, a sua primeira vitória de sempre à geral num rali que consagrou, pela terceira vez na história, Luís Miguel Rego como campeão dos Açores de ralis.

O piloto de Vila Franca do Campo, que há 11 meses e meio assinou pela Play Racing, levou o Citroën C3 Rally2 ao primeiro lugar da geral depois de uma atuação brilhante.
Sem grandes margens para dúvidas, e mesmo debaixo de um alerta vermelho emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) por causa da passagem da tempestade tropical ‘Gaston’, Câmara foi uma autêntica intempérie nos troços de asfalto picoenses, conseguindo a primeira vitória da carreira.

Apesar de ter sido o segundo mais rápido nas primeiras duas classificativas da prova do Pico Automóvel Clube, o andamento imposto pelos irmãos Câmara, apesar das más condições atmosféricas que caracterizaram a sexta e penúltima prova do Campeonato dos Açores de Ralis (CAR), nunca foram um obstáculo para a a conquista de um objetivo que nunca foi omitido pelos pilotos: ganhar!

O precoce abandono de Rúben Rodrigues (despiste na primeira classificativa de ontem) entregou de bandeja o título a Luís Miguel Rego que não ousou cometer excessos no restante da prova, no sentido de poder sair da ilha montanha como campeão de ralis da temporada de 2022. E assim foi.

Pedro Câmara, alheio a estas questões, encarou o rali picoense como ‘ a prova’ que iria ficar marcada para a história como a primeira em que iria subir ao primeiro lugar do pódio. A passagem para a liderança aconteceu no terceiro troço do dia e não mais a posição foi largada, já que na estrada o estatuto de mais rápido não era minimamente beliscado.

“Não queríamos, de forma alguma, beliscar a brilhante prova que fizemos. Rodamos sozinhos hoje o dia todo. Foi muito giro, foi uma grande aprendizagem. Ficar na história do rali do Pico é porreiro! Estes resultados fazem-se com grande responsabilidade e consistência”, afirmou, no final, Pedro Câmara em declarações prestadas à Lajes TV.
Gerindo o andamento até à conclusão da prova, Luís Miguel Rego conseguiu, com o segundo lugar à geral, os pontos suficientes para fechar as contas do título a um rali do fim, reconquistando em 2022 aquilo que já havia conseguido fazer em 2018 e 2019: sagrar-se campeão dos Açores de ralis.

“Estamos muito satisfeitos. Atingimos o nosso objetivo. Fizemos um grande campeonato. Quero dedicá-lo à minha equipa, ao Jorge (Henriques) e, em especial, a um grande amigo que puxa sempre por nós, que é o Pedro Rodrigues”, expressou o piloto do Team Além Mar.

José Paula, cada vez mais adaptado ao Citroën C3 Rally2, acabou a prova na sua terra de adoção no terceiro lugar da geral, à frente de Bruno Amaral, quarto classificado.
Filipe Pires foi quinto e foi, também, o vencedor da prova pontuável para o Troféu de Ralis de Asfalto dos Açores, para além de ter sido ainda o primeiro classificado do Grupo N. Atrás do madeirense ficaram os primeiros dois concorrentes das duas rodas motrizes. 

O regressado Henrique Moniz levou o Renault Clio Rally 4 até ao sexto posto e por muito pouco não conseguiu destronar o Mitsubishi de Pires da quinta posição.
Bruno Tavares foi sétimo da geral e o segundo entre os concorrentes das 2RM, mas o primeiro daqueles que pontuam para o CAR, amealhando importantes pontos tendo em vista a revalidação do título alcançado o ano passado.

O XI Picowines Rali contou com 42 concorrentes à partida, mas apenas terminaram a sexta e penúltima prova do CAR 30 equipas.

O mau tempo, provocado pela passagem da tempestade tropical ‘Gaston’, dificultou bastante a tarefa aos concorrentes e à organização que, mesmo perante um aviso de alerta vermelho emitido pelo IPMA, fez avançar a realização da prova.

O CAR de 2022 vai ter o seu último capítulo no próximo mês de outubro, com a realização do XXIII Rali Além Mar Ilha Lilás nos dias 28 e 29.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados