Açoriano Oriental
Teatro é ferramenta de promoção da cultura portuguesa no oeste do Canadá

O teatro é a ferramenta utilizada por um grupo português no oeste do Canadá para promover a cultura portuguesa junto do público canadiano, disse hoje à agência Lusa um responsável do grupo.

Teatro é ferramenta de promoção da cultura portuguesa no oeste do Canadá

Autor: AO Online/ Lusa

"Acredito que o teatro é uma forma de promover e manter viva a língua portuguesa não só para a comunidade como para algum público canadiano que vem marcando a presença nos espetáculos, pois os mesmos são legendados em inglês", afirmou Paulo Delgado, de 49 anos, o encenador do grupo Alma Lusa, da Associação Portuguesa de Manitoba, em Winnipeg.

O grupo de teatro vai estrear no dia 18 de janeiro a peça de André Brun 'A Vizinha do Lado' com legendas em inglês, destinadas para o público canadiano.

A peça foi escolhida "pelas recordações dos filmes portugueses antigos" e por ser uma "comédia que satiriza os costumes da burguesia no início de 1900", justificou.

O grupo preparou-se durante quase 12 meses para o espetáculo, que tem a duração de 90 minutos com intervalo.

"Neste momento já começamos a ter público canadiano. É uma coisa interessante, porque sabem que os nossos espetáculos incluem jantar e teatro. Sabem que a comida portuguesa é boa, é uma noite bem passada, o teatro tem qualidade, e já começam a vir", acrescentou.

Em 2017, Paulo Delgado, natural do concelho de Tomar (distrito de Santarém), criou o grupo de teatro Alma Lusa, composto atualmente por 13 elementos, todos de origem portuguesa.

"Criamos o grupo pois não existia uma atividade teatral regular em Winnipeg. Este é o terceiro projeto, contamos com a participação de 13 elementos, a maioria deles nasceu no Canadá, em que o português é a segunda língua, pouco ou nada utilizada", sublinhou.

O encenador destacou ainda o "esforço, coragem e empenho" dos elementos do grupo Alma Lusa que "usam na criação das personagens e na prenunciação".

"Com isto também estão a aprender português, porque são lusodescendentes de segunda e terceira gerações. Vão descobrindo palavras novas, temos de trabalhar na dicção, e noutras palavras mais complicadas, dou-lhes outras alternativas", contou.

A peça 'A Vizinha do Lado' estreia no dia 18 de janeiro, pelas 20:30 horas locais, na Associação Portuguesa de Manitoba, em Winnipeg, sendo esperados mais de 300 espetadores.

Calcula-se que existam na região de Winnipeg cerca de 20 mil portugueses e lusodescendentes.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados