De acordo com os dados publicados pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA) no Boletim Trimestral, no terceiro trimestre de 2025 a taxa de desemprego foi estimada em 4,8%, apresentando uma variação de -0,1 pontos percentuais (p.p.) relativamente ao trimestre homólogo e uma variação de +0,9 p.p. em relação ao trimestre anterior.
Por sua vez, a população desempregada estimada (6,0 milhares) cresceu mais de 22% face ao trimestre anterior, num contexto de ligeira contração da população ativa e empregada na Região.
“A população desempregada foi estimada em 6,0 mil pessoas, menos 3,2% do que no trimestre homólogo e mais 22,4% do que no trimestre anterior”, revela o SREA.
Acrescenta ainda que a população empregada foi estimada em 119,7 mil pessoas, o que correspondeu a uma diminuição trimestral homóloga de 0,4% e a uma diminuição de 1,5% face ao trimestre anterior.
Em relação aos ramos de atividade, a população empregada, em termos trimestrais homólogos, registou uma diminuição de 1,2% no setor primário (agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca) e de 0,7% no setor terciário (serviços), mas aumentou 1,0% no setor secundário (indústria, construção, energia e água).
Quanto ao grupo de trabalhadores por conta de outrem, que totalizou 103,8 milhares, verificou-se, no terceiro trimestre de 2025, uma descida de 1,9% em relação ao mesmo trimestre de 2024 e um decréscimo de 2,0% face ao trimestre anterior.
O SREA
revela ainda que a subutilização do trabalho, que agrega os
desempregados, o subemprego a tempo parcial e inativos à procura de
emprego, atingiu 12,1 mil pessoas, apresentando um decréscimo de 4,7% em
relação ao trimestre homólogo e um acréscimo de 10,0% em relação ao
trimestre anterior.
