Autor: Lusa/AO Online
"Devido ao facto de muitos portugueses terem hoje recebido o subsídio de Natal, registou-se um pico ao nível da rede inteira - levantamentos, pagamentos e transferências -, que levou a uma quebra nos níveis de serviço", afirmou fonte oficial da SIBS, a empresa que gere a rede multibanco em Portugal, à Lusa.
A SIBS confirma que hoje "pelas 17h15 a rede de caixas automáticos e terminais de pagamento Multibanco entrou em serviço reduzido, isto é, os terminais apresentam-se com redução das suas funcionalidades ou como inoperacionais", acrescentam em comunicado.
A empresa garante já ter identificado e resolvido a ocorrência, tendo sido "accionadas as equipas e todos os mecanismos necessários no sentido de estabilizar o sistema no menor tempo possível".
Assim, a SIBS estima que "a rede esteja 100 por cento operacional em menos de uma hora".
A empresa explica ainda que "numa situação de serviço reduzido mantém-se o processamento de transacções, mas não se verifica uma ligação em tempo real com as entidades bancárias e as autorizações das transacções são efectuadas com base nos saldos definidos pelos emissores para cada cartão".