Açoriano Oriental
Liga Sagres
Sporting estreia "reforços" com triunfo sobre o Leixões
O Sporting estreou hoje os "reforços" João Pereira e Sinama-Pongolle com um sofrido triunfo por 1-0 em casa sobre o Leixões, em jogo da 15.ª jornada da Liga portuguesa de futebol
Sporting estreia "reforços" com triunfo sobre o Leixões

Autor: Lusa/AO online
O Sporting voltou hoje aos triunfos caseiros na Liga portuguesa de futebol, mas só aos 84 minutos o defesa central Tonel marcou o golo do triunfo sobre o Leixões, por 1-0, em jogo da 15.ª jornada.

Os “leões” já não ganhavam em casa desde a quinta ronda, tendo desde então cedido três empates e uma derrota, e não tinham marcado qualquer golo nos dois últimos encontros.

Com este sofrido, mas justo, triunfo, o Sporting ultrapassou no quarto lugar o Nacional da Madeira, que tem os mesmos pontos que os “leões”, que se mantêm a 12 do líder Sporting de Braga.

Tonel foi o único a conseguir bater o guarda-redes brasileiro Diego, que, depois de uma primeira parte a ver os remates do Sporting passarem ao lado, efectuou um punhado de excelentes intervenções no segundo período.

Sem poder contar com Miguel Veloso, castigado, o treinador do Sporting, Carlos Carvalhal, fez duas alterações no “onze”, com a entrada de Simon Vukcevic para o lugar do médio do luso.

O reforço João Pereira estreou-se na lateral direita, entrando para o lugar de Abel, enquanto o avançado francês Sinama-Pongolle ficou no banco de suplentes, entrando aos 59 minutos.

Num relvado em mau estado, o Sporting entrou a dominar, com muita posse de bola, mas sem conseguir criar lances de perigo junto da baliza de Diego, que ao longo dos primeiros 45 minutos não teve de fazer nenhuma defesa, apesar dos inúmeros remates dos “leões”.

Apesar do intenso domínio e da boa circulação de bola, o Sporting apenas criou perigo aos 30 minutos, quando Hélder Postiga, em excelente posição, cabeceou ao lado, após um bom cruzamento de Simon Vukcevic.

Com o Leixões a jogar muitas vezes com 10 jogadores atrás da linha da bola, o Sporting viu-se forçado a rematar de longe, mas o mais perto que esteve da baliza leixonense foi aos 38 minutos, num “tiro” de Marat Izmailov.

A primeira defesa do encontro acabou por surgir do outro lado do campo, com Rui Patrício a enviar para canto um grande remate de Seabra, à passagem dos 40 minutos.

Se o guarda-redes do Sporting esteve em destaque no final da primeira parte, Diego brilhou em todo o segundo tempo e, aos 62 minutos, evitou o golo de Izmailov, tendo, seis minutos depois, com os pés, negado golos a Vukcevic e Sinama-Pongolle.

Diego começava a tornar-se a grande figura do encontro e, aos 73 e 83 minutos, fez mais duas grandes defesas, a remates de Vukcevic.

Mas os 84 minutos, o brasileiro foi incapaz de impedir o golo do Sporting, apontado de cabeça pelo central Tonel, na sequência de um pontapé de canto.

No minuto seguinte, o estreante Sinama-Pongolle esteve perto de marcar, mas na própria baliza, valendo uma grande intervenção de Rui Patrício para segurar o triunfo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados