Açoriano Oriental
Liga Zon Sagres
Sporting deixa "fugir o pássaro" em 12 minutos da segunda parte
O líder FC Porto esteve a perder e jogou em inferioridade numérica mais de 20 minutos, mas conseguiu empatar com o Sporting (1-1), em Alvalade, e segurar a invencibilidade no campeonato
Sporting deixa "fugir o pássaro" em 12 minutos da segunda parte

Autor: Lusa/AO online
O Sporting empatou 1-1 com FC Porto, em Alvalade, na 12ª jornada da Liga Zon Sagres, depois de uma primeira parte em que reduziu o líder à vulgaridade, mas não susteve a forte reacção deste pós-intervalo.

Bastaram 12 minutos “à FC Porto” para o líder anular a diferença que o Sporting levou 45 a construir e durante os quais subjugou uma caricatura do líder do campeonato, completamente irreconhecível.

Essa supremacia do Sporting decorreu de dois factores fundamentais, a atitude competitiva adoptada pelos seus jogadores e a opção estratégica do treinador Paulo Sérgio, que ganhou claramente o “duelo” com o seu homólogo do FC Porto, André Villas-Boas.

O Sporting conseguiu exercer uma pressão alta durante toda a primeira parte, que não foi capaz de manter depois do intervalo, recuperando rapidamente a bola e explorando o “fosso” entre a linha média e a defesa portista com transições rápidas que criaram muitos problemas para a baliza de Helton.

Os jogadores do Sporting ganhavam quase todos os duelos directos, mais rápidos e determinados sobre a bola, perante um FC Porto “partido” em dois, com Fernando (a quem os “leões” deram sempre espaço porque nunca fez mossa) muito encostado ao quarteto defensivo e permitir um “fosso” entre ele e Beclushi, Moutinho e o trio atacante.

Quando Valdés inaugurou o marcador, aos 38 minutos, já o Sporting justificava o golo há mais tempo, a ponto do 1-0 ao intervalo soar a lisonjeiro para o líder.

Só no início da segunda parte é que o FC Porto deu um ar da sua graça, com uma entrada muito forte depois das alterações introduzidas por Villas-Boas ao intervalo.

Hulk e Varela, uma nulidade na primeira parte, muito bem marcados por João Pereira e Evaldo, apareceram finalmente, a vir mais atrás buscar a bola em vez de esperar por ela, para embalarem de trás para a frente a criar desequilíbrios.

A equipa subiu em bloco, passou a ter os sectores mais próximos, os laterais finalmente soltaram-se, os médios aumentaram a velocidade de circulação da bola e a agressividade na sua recuperação e o Sporting foi obrigado a recuar.

Em 12 minutos, o FC Porto anulou a vantagem do Sporting e quando se pensava que o líder iria aproveitar a embalagem para chegar ao segundo golo, mas, então, Villas-Boas tira Varela para fazer entrar Guarín e reforçar o meio-campo.

Depois, um erro infantil de Maicon, que não é virgem neste tipo de lances e acabou expulso, obrigando o treinador portista a sacrificar Falcao para a entrada de Otamenti, na tentativa de reequilibrar a equipa defensivamente, voltou a alterar a tendência do encontro.

Estes dois factos impediram o FC Porto de vencer em Alvalade e nos últimos 20 minutos foi o Sporting quem mais pressionou em busca da vitória, mas sem criar verdadeiras oportunidades de golo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados