Sofia Ribeiro visita comunidade açoriana nos Estados Unidos

Sofia Ribeiro visita comunidade açoriana nos Estados Unidos

 

Susete Rodrigues/AO Online   Regional   30 de Jan de 2019, 10:26

A Eurodeputada Sofia Ribeiro esteve na última semana nos estados de Massachusetts e da Califórnia, numa visita aos emigrantes açorianos nos Estados Unidos.


O encontro com a comunidade açoriana realizou-se no âmbito da apresentação do manual 'Oportunidades Europeias para os Emigrantes dos EUA e Canadá', uma iniciativa da deputada social-democrata.


“Esta deslocação aos EUA pretendeu informar os nossos emigrantes e os seus descendentes dos seus direitos europeus por uma dupla cidadania, ou seja, as gerações de luso-descendentes americanos que adquirirem a nacionalidade portuguesa, estão automaticamente a adquirir a nacionalidade europeia, tendo a possibilidade de usufruir de todas as mais-valias inerentes à cidadania europeia”, explicou Sofia Ribeiro, citada em nota de imprensa.


A visita aos dois estados resultou de uma primeira visita ao país, feita em 2015, onde se comprometeu a voltar. “As segundas e terceiras gerações tiveram, e bem, uma rápida integração dentro da comunidade americana, mas é fundamental reforçar a proximidade às suas origens ̶ e este manual que entreguei nas Casas dos Açores constitui um contributo para essa identidade”, referiu.


Da visita aos Estados Unidos resultou ainda uma rede variada de contactos com entidades e associações representativas da comunidade açoriana, como as Casas dos Açores de Nova Inglaterra e de Hilmar, uma reunião com a Cônsul de Portugal em New Bedford, visitas a explorações agrícolas de açorianos emigrantes, bem como uma série de visitas a órgãos de comunicação social dos dois estados.


Recorde-se que a Eurodeputada açoriana, que faz parte da Delegação para as Relações com os Estados Unidos e com o Canadá, já tinha realizado uma iniciativa semelhante em Toronto.



Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.