Sociedade Portuguesa de Nefrologia alerta para excessos na consoada

A Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN) alertou esta segunda-feira, os doentes com insuficiência renal crónica, para os excessos alimentares na época natalícia, sugerindo um "menu ideal" para o jantar de consoada.


"A tendência de maior consumo de sal pode afetar a saúde do sistema cardiovascular e, consequentemente, do rim”, adverte o presidente da SPN, Fernando Nolasco, adiantando que uma alimentação saudável e regrada é parte fundamental do plano de tratamento dos doentes, além dos tratamentos convencionais.

Para a consoada, a SPN aconselha bacalhau bastante demolhado, acompanhado por salada de alface, couve-flor e cenoura cozida, ou peru, sem pele, que pode ser cozido no forno, em azeite, e acompanhado por puré de batata caseiro.

Na confeção dos alimentos não deve ser utilizado sal, devendo optar-se por ervas aromáticas.

Os alimentos proibidos na mesa da consoada são os frutos secos e oleaginosos, as leguminosas, o queijo salgado, presunto, carnes salgadas e fumadas, mariscos e crustáceos, sopas e purés instantâneos, cacau, chocolate e gelados.

PUB

Premium

O consumo de drogas ilícitas em Portugal revela uma grande participação dos Açores, segundo o inquérito europeu sobre as drogas, com a região a representar entre 13% e 25% dos consumidores analisados, consoante a substância