Açoriano Oriental
Socialistas destacam transferência da República de verba para aumentar pista do aeroporto da Horta

Os deputados do PS/Açores na Assembleia da República destacaram hoje que a transferência, pela República, de verba para financiar a ampliação da pista do aeroporto da Horta, constitui "mais um passo" para concretizar uma aspiração de "longa data”.

Socialistas destacam transferência da República de verba para aumentar pista do aeroporto da Horta

Autor: Lusa /AO Online

"Agora, e com a transferência de 1,2 milhões de euros para a Câmara Municipal da Horta, o Governo da República honrou o compromisso eleitoral, expresso em sede de Orçamento de Estado”, adianta João Castro, deputado socialista eleito pela Região à Assembleia da República, citado numa nota de imprensa.

O projeto de ampliação do aeroporto da Horta, na ilha açoriana do Faial, está orçado em dois milhões de euros, 40% dos quais a cargo do Governo Regional.

O aeroporto da Horta, situado na freguesia de Castelo Branco, na ilha do Faial, tem cerca de 1.700 metros de comprimento, o que obriga os aviões A320 da Azores Airlines, nas ligações entre Lisboa e a Horta, a operar com penalizações, tanto de carga como de passageiros, devido ao reduzido tamanho da pista.

Numa nota de imprensa enviada hoje às redações, os deputados do PS/Açores na Assembleia da República congratulam-se com "a transferência do montante assumido pelo Governo da República para financiamento do projeto de execução do aumento da pista do aeroporto da Horta".

Citado na mesma nota de imprensa, o deputado socialista João Castro considera “ser mais um passo para a concretização de uma aspiração e compromisso de longa data”.

“Esta é, obviamente, uma notícia que muito saudamos, por representar, desde logo, o cumprimento, por parte do Governo da República, de mais um compromisso assumido para com os Açores”, destaca ainda.

Para o deputado socialista a concretização do aumento da pista será fundamental para que venha a ser garantida “a persecução do princípio da continuidade territorial e da mobilidade de pessoas e carga na Região Autónoma dos Açores”.

Apesar dos "obstáculos" que este processo "sofreu ao longo dos anos", o deputado realça "a ação do PS" para que o tema tenha voltado "a estar no centro" da agenda política, “não só pela sua inclusão no Plano Nacional de Investimentos, mas, também, com a inclusão de um artigo no Orçamento do Estado, dotado para esta intervenção”, lê-se na nota de imprensa.

“É com satisfação que assistimos ao facto de o Governo da República, da responsabilidade do Partido Socialista, estar a cumprir com diversos compromissos em relação à Região Autónoma dos Açores”, frisa ainda o deputado do PS/Açores.

Em 23 de maio de 2022, os deputados aprovaram uma proposta do PS que prevê a comparticipação pelo Governo, através da empresa pública NAV Portugal, do pagamento do projeto execução de ampliação da pista do aeroporto da Horta, para lançamento do concurso.

Na votação na especialidade do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), na Comissão de Orçamento e Finanças, foi aprovada uma proposta de alteração sobre a ampliação da pista do aeroporto da Horta, com os votos a favor de todos os partidos à exceção da Iniciativa Liberal, que se absteve.

A proposta Orçamento já previa que o executivo promova "os procedimentos necessários para a viabilização da antecipação da ampliação da pista do aeroporto da Horta, de modo a garantir a sua certificação enquanto aeroporto internacional, de acordo com as normas da Agência Europeia para a Segurança da Aviação”.

“O Governo comparticipa, através da empresa pública NAV Portugal, o pagamento do projeto execução de ampliação da pista do aeroporto da Horta, para lançamento do respetivo concurso, a executar nos termos definidos pelo Grupo de Trabalho para o Estudo e Avaliação da Melhoria da pista do Aeroporto da Horta”, acrescentava a iniciativa socialista.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados