Açoriano Oriental
Covid-19
Situação no Porto Santo está "controlada" e não há "transmissão local"

O presidente do Governo da Madeira assegurou que a situação do caso positivo de covid-19 detetado numa visitante que esteve de férias no Porto Santo “está controlada” e “não existe nenhuma cadeia de transmissão” naquela ilha.

Situação no Porto Santo está "controlada" e não há "transmissão local"

Autor: Lusa/AO Online

“Quero chamar a atenção, porque penso que surgiu algum alarmismo no Porto Santo, e aproveito para esclarecer que a situação de monitorização e controlo está concretizada”, declarou Miguel Albuquerque à margem da visita que efetuou à obra de repavimentação da Estrada da Corrida, na freguesia do Jardim da Serra.

O governante social-democrata madeirense falava sobre a situação das 14 pessoas que estão de quarentena depois de terem estado em contacto com uma visitante, proveniente do continente, da região de Lisboa e Vale do Tejo, e passou alguns dias no Porto Santo, que revelou estar infetada depois de ter regressado à origem.

“Quero acalmar as pessoas: a situação está controlada, é uma situação que pode surgir porque o período de incubação do vírus é de 12 a 14 dias”, declarou, garantindo que “não existe nenhuma cadeia de transmissão local neste momento” e que “todos os casos detetados até agora são importados”.

Miguel Albuquerque explicou que a mulher “entrou no dia 05 de agosto” na Madeira, tendo apresentado um teste negativo para a covid-19 aquando do desembarque nesta ilha.

O governante insular mencionou que, no dia 07 de agosto, a cidadã foi de barco para o Porto Santo, onde “esteve alguns dias”, hospedada num alojamento privado.

“A 17 de agosto [12 dias depois] teve sintomas [febre e dores no corpo] e, quando regressou a Lisboa, foi detetado que estava infetada”, referiu.

“Neste momento, as principais pessoas, 14 [com quem contactou na ilha], os serviços regionais de saúde no Porto Santo já testaram a maioria, estão com testes negativos”, afirmou o presidente do executivo insular, complementando que “estão a ser seguidas e algumas estão com medidas profiláticas de isolamento”.

Miguel Albuquerque reforçou que “não há até agora e não vai haver cadeia local de transmissão” no Porto Santo.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados