Açoriano Oriental
Covid-19
Cinco das 11 pessoas em quarentena no Porto Santo testaram negativo

Cinco das 11 pessoas que estão em quarentena no Porto Santo, depois de terem contactado com uma visitante que testou positivo para covid-19 no regresso ao continente, obtiveram, esta quarta-feira, resultado negativo, indicou o secretário regional da Saúde.

Cinco das 11 pessoas em quarentena no Porto Santo testaram negativo

Autor: Lusa/AO Online

"Os primeiros cinco resultados são negativos e consoante o que acontecer em termos de resultados [dos restantes testes], a autoridade regional de saúde sabe quais são as medidas a tomar", disse Pedro Ramos, à margem de uma visita à corporação de Bombeiros Voluntários da Calheta, na zona oeste da Madeira.

O governante sublinhou que o Governo Regional já requisitou uma unidade hoteleira na ilha do Porto Santo para isolar eventuais casos positivos.

No total, 14 pessoas estão em quarentena - três no continente e 11 no Porto Santo - depois de terem contactado com uma turista que esteve na ilha e acusou positivo após o regresso à região de Lisboa e Vale do Tejo.

A mulher chegou com resultado negativo ao Porto Santo e esteve num alojamento privado durante a permanência na ilha.

"A cidadã testou negativo e posteriormente teve alguma sintomatologia que não chegou a valorizar. Isso acontece com qualquer um de nós. Ainda por cima, a sintomatologia não era compatível com o quadro da covid-19", explicou o secretário regional da Saúde.

Pedro Ramos realçou que não há transmissão comunitária ativa de covid-19 na Madeira, mas apenas cadeias de transmissão local, "todas perfeitamente identificadas".

O governante destacou também as medidas "arrojadas e pioneiras" do executivo regional, de coligação PSD/CDS-PP, para a salvaguarda da saúde pública, como a apresentação ou realização obrigatória de testes nos portos e aeroportos do arquipélago e o uso de máscara em todo o espaço público.

 
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.